SAÚDE NEWS

Editorias

Notícias

15/01/2020
A relação entre o cigarro e a impotência sexual

DISFUNÇÃO ERÉTIL

Caracterizada pela dificuldade do homem em obter ou manter uma ereção que possibilite uma atividade sexual satisfatória, a disfunção erétil, ou impotência sexual, é um dos maiores temores entre o público masculino. Pode ser causada por distúrbios hormonais, físicos ou psicológicos; como também por hábitos prejudiciais à saúde. No topo da lista dos vícios que podem desencadear o problema está o tabagismo. O uso contínuo do cigarro favorece o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo e impedindo que o sangue chegue com a força necessária nos vasos cavernosos do pênis. Há estudos que sugerem, ainda, que a nicotina altera o sistema valvular que regula a saída do sangue para fora do pênis e, com isso, o sangue que deveria permanecer nos vasos cavernosos é conduzido para fora, resultando em um menor tempo de ereção.
Outro fator é que a inalação do monóxido de carbono e das demais substâncias cancerígenas presentes no cigarro aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, sobrecarregando os sistemas cardiorrespiratório e circulatório. Com isso, mesmo com o esforço extra do coração, nem sempre ele consegue enviar sangue e oxigênio suficientes para o restante do corpo, inclusive para a região peniana. Assim, a ereção pode não acontecer normalmente.

Há tratamento
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia revela que 59% dos homens brasileiros entre 40 e 69 anos já tiveram problemas de ereção. As principais formas de prevenir a disfunção erétil é manter um estilo de vida saudável e realizar check-ups regulares no urologista.
A disfunção erétil tem um impacto profundo na saúde emocional masculina. Infelizmente, muitos homens ainda sofrem em silêncio, principalmente por vergonha de reconhecer, mesmo para um médico, que enfrentam o problema. Em caso de dúvidas, o ideal é marcar uma consulta com um especialista de confiança para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento, se necessário.

Fontes: https://www.hivehealthmedia.com/, https://portaldaurologia.org.br/ e https://www.euroclinix.net/
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.