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20/01/2020
Sinergia alimentar

Sinergia alimentar é um termo novo, usado para definir uma das práticas mais antigas da humanidade: a combinação dos alimentos. No entanto, não se trata de uma ação aleatória ou intuitiva, mas de uma combinação pensada, a fim de que, ao unir alimentos de diferentes grupos, o organismo possa absorver ao máximo as propriedades nutricionais de cada um. Aqui, listamos algumas combinações que merecem ser provadas, tanto pelo sabor como pelos benefícios que garantem:
Laranja e aveia
Laranja com aveia em flocos. A vitamina C da laranja aumenta a eficiência dos compostos fenólicos da aveia no combate do colesterol ruim.

 
Agrião, espinafre e limão
A vitamina C do limão potencializa a absorção e a ação do ferro presente no espinafre e no agrião.

 
Abóbora-moranga, soja e nozes
A vitamina E concentrada na soja e nas nozes aumenta a absorção da vitamina A existente em vegetais amarelos e alaranjados, como a abóbora-moranga.

 
Couve-de-bruxelas e azeite
A couve-de-bruxelas é rica em vitamina K, que regula a coagulação do sangue. Mas como esta vitamina é solúvel em gordura, aposte em um fio de azeite para garantir maior absorção.

 
Feijão preto e pimentão vermelho
O pimentão vermelho ajuda a aumentar em seis vezes a absorção de ferro pelo sangue.

 
Suco de laranja e cenoura
Além de ajudar a prolongar a saciedade, a cenoura retarda a absorção do açúcar do suco de laranja, evitando que a produção de insulina dispare.

 
Arroz integral, cebola e alho
Os alimentos ricos em enxofre, como o alho e a cebola, facilitam a absorção de zinco, tornando o arroz integral ainda mais nutritivo.

Fontes: Superinteressante e Mundo Boa Forma
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