SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

20/11/2019
Prótese de quadril

Voglia Ortopedia

Muitas pessoas paralisam suas vidas devido a dores na articulação do quadril. Elas deixam de realizar seus sonhos, de viajar, de fazer uma atividade física e algumas nem saem mais de casa.
 
Quando a articulação do quadril é gravemente acometida por alguns tipos de problemas irreversíveis como artrose, necrose, ou sequela de fratura, a substituição completa da articulação pode ser a única forma de resgatar a qualidade de vida. Este procedimento é denominado artroplastia total de quadril ou prótese de quadril.
 
Procedimento seguro e eficaz
Toda pessoa com dor no quadril deve ser avaliada por um profissional capacitado. As lesões articulares em estágios iniciais apresentam possibilidades de tratamento com excelentes resultados, como a cirurgia minimamente invasiva, infiltrações, reabilitação, foragem ou medicação. Determinar a causa do problema e tentar agir na sua evolução é a maneira mais eficaz e correta de tratamento.
   
Porém, quando a lesão da articulação do quadril já evoluiu, atividades simples e rotineiras como caminhar, sentar ou subir escadas podem ficar comprometidas. A dor pode se agravar, não aliviando mesmo com o uso de medicação e com o repouso. 
 
Assim, ocorre dificuldade para caminhar e fica inevitável mancar. Caso o tratamento inicial não consiga tratar adequadamente estes sintomas, a prótese de quadril pode ser a saída. Trata-se de um procedimento seguro e efetivo, indicado para o alívio das dores e melhora dos movimentos. Nunca deve ser a primeira opção de tratamento. Mas, para casos em que as atividades de rotina ficaram completamente comprometidas, ou até mesmo insuportáveis, a prótese de quadril pode significar o recomeço de uma vida sem dor.
 
 

 
A primeira prótese de quadril foi realizada em 1960 e, hoje, se tornou uma das cirurgias mais bem-sucedidas da Medicina. Com o avanço das técnicas operatórias, o procedimento dura aproximadamente 1 hora e o paciente já pode caminhar um dia após a cirurgia. O progresso dos materiais de implante, como a prótese de cerâmica, também contribuiu para que a necessidade de troca da mesma seja cada vez mais distante.
Após o procedimento a rotina de uma vida normal, com apenas algumas adaptações, é estabelecida. Se você encontrar uma pessoa com prótese de quadril andando pela rua, provavelmente não perceberá nada de incomum.
 
Quanto tempo dura a prótese?
 
A durabilidade da prótese varia conforme as características pessoais e os cuidados pós-cirurgicos. Quanto mais jovem o paciente, maior a chance de desgaste precoce. Mulheres apresentam melhores resultados que homens. Em 10 anos, entre 96% a 98% dos pacientes ainda continuam com a mesma prótese.
 
Qual o tamanho do corte?
 
O corte, ou a incisão cirúrgica, para realizar o procedimento de colocação de prótese varia de acordo com cada caso,  técnica escolhida e levando em consideração as condições clínicas do paciente. Na maioria das cirurgias, ele costuma variar entre 8 a 12 centímetros e se localiza na parte lateral ou anterior do quadril.

Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.