SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

20/09/2019
Câncer de Tireoide

Oncoccape

Aumento de casos reforça importância da prevenção

Localizada na parte central e inferior do pescoço, a tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios que equilibram o ritmo de sistemas e órgãos do nosso organismo, como o ciclo menstrual, peso, memória e crescimento das crianças e adolescentes. Pode ser acometida de doenças que venham a alterar sua forma, função ou ambas, como é o caso do câncer.
O câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço. No entanto, menos de 10% dos nódulos de tireoide são malignos e, quando descobertos precocemente, o índice de cura supera os 95%. Embora associado a uma série de condições hereditárias e à exposição à radiação, ainda não se sabe qual sua causa exata.
A incidência da doença aumentou 10% na última década, conforme levantamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP/2019). Esse acréscimo se deve tanto pela conscientização popular, que tem buscado diagnósticos preventivos, como pela alta tecnologia empregada nos exames, que conseguem detectar com precisão nódulos ainda mínimos.

Diagnóstico e tratamento

Em Cascavel, a Oncoccape conta com uma equipe altamente capacitada e com modernos equipamentos para o diagnóstico e tratamento de tumores na região de cabeça e pescoço, incluindo a tireoide.
Na maioria dos casos, é realizada intervenção cirúrgica, com a tireoidectomia total ou parcial e a retirada dos gânglios linfáticos adjacentes acometidos pelo tumor. No entanto, o método é definido pelo médico especialista somente após avaliação do tipo e da gravidade da doença.

O câncer de tireoide atinge três vezes mais mulheres do que homens na faixa entre os 20 e os 65 anos








Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.