SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/11/2018
Disfunção na ATM: crianças também são acometidas pela doença

As disfunções na articulação temporomandibular (DTM) não ocorrem somente com adultos. Os sintomas podem se manifestar ainda na infância, principalmente, a partir dos seis anos de idade até a adolescência, conforme estudos epidemiológicos têm apontado.

Dores de cabeça, de ouvido, dificuldades para dormir ou se concentrar e algumas queixas incomuns podem ser sinais de DTM. Os pais devem estar atentos a essas manifestações e também se a criança apresenta ruídos na articulação ou limitações de movimento durante a execução das funções mandibulares.

De acordo com o ortodontista Dr. Guaracy Perin Jr. as causas para esses problemas estão relacionadas a doenças sistêmicas, traumatismos, infecções, lesões em áreas de crescimento ósseo e a fatores psicológicos, sendo que podem influenciar no desenvolvimento e crescimento do indivíduo. Muitas vezes, o ritmo agitado de vida, as inúmeras atividades realizadas pela criança bem como as cobranças excessivas podem deixá-las ansiosas e emocionalmente abaladas. Além disso, essas condições podem refletir em distúrbios do sono, estresse, ansiedade e, consequentemente, no rendimento escolar.

Caso os pais identifiquem algum desses sintomas, é importante procurar um especialista. A Orto Clean conta com uma equipe capacitada para o diagnóstico e tratamento adequado da DTM, além de oferecer um atendimento humanizado e uma estrutura completa.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.