SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/11/2018
Enurese noturna “xixi na cama”

O desfralde é um marco importante no desenvolvimento da criança e deve ser respeitado o tempo de cada uma. No primeiro ano de vida, a micção ocorre por reflexo: o enchimento da bexiga provoca uma micção automática.
Entre 1 e 2 anos de idade, a criança tem a percepção de plenitude da bexiga, reconhecendo que a micção está eminente, porém não tem capacidade de controlá-la. A partir dos 2 anos, a maioria está pronta para iniciar o desfralde, pois elas começam a adquirir o controle da liberação ou não dos esfíncteres (músculos que controlam o “xixi”).
O primeiro desfralde deve ser o diurno, em um momento tranquilo da vida da criança. As fraldas noturnas só devem ser retiradas depois que a criança tem autonomia para utilizar o banheiro durante o dia.
A maioria das crianças após os 4 anos desenvolve total controle urinário. Contudo, aproximadamente 15% delas aos cinco anos de idade apresentam perdas involuntárias de urina durante o sono (enurese noturna).
A enurese é mais comum em meninos e costuma incomodar a maioria dos pais com o início da vida escolar pelo receio do impacto negativo que ela pode desencadear na socialização da criança.
Crianças que apresentam a enurese associada a outros sintomas diurnos como urgência para ir ao banheiro, escapes de urina, micções irregulares ou pouco frequentes (retenção) e alterações no jato de urina devem ser avaliadas para afastar doenças anatômicas do trato urinário ou comprometimento neurológico e requerem um tratamento individualizado e multidisciplinar.
Quando a enurese é sintoma único, chama-se enurese noturna monossintomática e apresenta melhora espontânea, na maioria das vezes, com índice de resolução de 15% ao ano.
Após uma adequada avaliação por um especialista, nefrologista pediátrico, uma abordagem com uroterapia (reeducação miccional) poderá ser indicada: controle dos horários de ingestão de líquidos e micções programadas.
Aos seis ou sete anos, se a enurese persistir, um tratamento mais específico como uso de alarme urinário e terapia medicamentosa poderá ser utilizado.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.