SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

17/11/2018
Ansiedade pré-vestibular

Às vésperas da prova mais importante de suas vidas, estudantes precisam manter o foco

Ao longo destes dez anos de atendimento clínico em psiquiatria, observei que nos meses de outubro e novembro se intensifica a procura de tratamentos psiquiátricos por estudantes que apresentam quadros de ansiedade. O medo de não passarem de ano ou da reprovação no vestibular toma conta dos alunos. Por isso, é justamente com os vestibulandos que desejo falar…
Primeiro de tudo: não se condene por estar ansioso. Este sentimento é natural diante de um momento tão importante de sua vida. É nessa fase que muitos vão (ou precisam, mesmo a contragosto) definir a graduação e, consequentemente, a carreira que vão seguir. As grandes conquistas e invenções da humanidade se deram num momento de incertezas e extrema necessidade de mudança e toda esta ansiedade, também pode transformar-se em coisas muito boas. Contudo, é preciso estar atento a alguns sinais, pois como diz o ditado, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
Se a busca pela aprovação estiver causando sintomas como tontura, tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, insônias e desmaios, é bom procurar atendimento especializado imediatamente, a tempo de evitar que estes episódios prejudiquem uma vida inteira de estudos.
Mais importante ainda é prevenir o aparecimento de patologias psíquicas que podem interferir na sua futura vida acadêmica, tais como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e fobias em geral.
Depois de concluída a graduação, existe a cobrança pela realização profissional e independência financeira. O que, segundo pesquisa de 2017 do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), é um “fardo” que nossos jovens carregam sobre as costas e que faz com que 80% deles sofram de ansiedade relacionada à vida escolar.
Apesar de tanta pressão, a boa notícia é que você mesmo pode tomar atitudes para não deixar a ansiedade tomar conta de sua vida. Para isso, exercite-se periodicamente, durma bem, controle sua respiração, tenha disciplina com os estudos e foque suas preocupações somente naquilo que realmente importa: sua aprovação.

A poucos dias da prova mais importante da sua vida, as dicas são:
• Sair das redes sociais;
• Não participar de baladas;
• Não beber ou fazer uso de drogas;
• Não estudar de madrugada;
• Não fazer uso de medicamentos para melho- rar o desempenho cognitivo (cafeina, guaraná ou medicamentos), pois eles aumentam o nível de ansiedade.

Caso a ansiedade insista em fazer parte de sua rotina de estudos, estamos
à sua disposição para ajudar na conquista de seus objetivos!
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.