SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

15/11/2018
Nutrição Funcional, compostos bioativos, diferentes pessoas e diferentes situações

Você já deve ter ouvido falar que a mesma dieta para diferentes indivíduos, ou uma dieta para um indivíduo em diferentes circunstâncias pode promover diferentes efeitos clínicos e metabólicos. Essas situações refletem a importância da individualidade bioquímica, bem como o estado de saúde do organismo e a maneira pela qual cada um deverá ser orientado.
Para tanto, cada pessoa deverá ser avaliada de forma singular no tocante às suas necessidades e cada uma receberá uma orientação individualizada. A Nutrição Funcional é a área do conhecimento que pode fornecer essa orientação.
Essa área utiliza-se dos alimentos funcionais e compostos bioativos dos alimentos, também chamados de Fitoquímicos, substâncias com efeito protetor sobre um organismo vivo, tecido ou célula, diferentes dos nutrientes essenciais, por contribuírem com a manutenção da saúde, com a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas e seu tratamento.
Esses efeitos benéficos ocorrem já que os compostos podem atuar de forma simultânea em diferentes alvos celulares conferindo potenciais benefícios fisiológicos e promoção da saúde, incluindo redução do risco de doenças crônicas degenerativas (câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, inflamação, diabetes tipo II, entre outras), redução dos níveis plasmáticos de colesterol, neutralização de espécies reativas de oxigênio e radicais livres, efeito anti-carcinogênico e modulação da resposta glicêmica. Dentre os compostos bioativos já identificados estão os carboidratos não digeríveis (fibras solúveis e insolúveis), os antioxidantes (carotenoides, polifenóis, tocoferóis, tocotrienóis, fitoesteróis, isoflavonas, compostos organossulfurados), esteroides vegetais e fito estrógenos.
Há inúmeros Compostos bioativos presentes nos alimentos funcionais capazes de modular positivamente muitos processos, a exemplo a inflamação (que ocorre na obesidade) por meio da ativação do NfkB, tais como ácidos graxos ômega 3 (peixes), lignanas (linhaça), betaglucanas (aveia), antocianinas (frutas vermelhas), licopeno (frutas e vegetais vermelhos) e catequinas (chá verde). As estratégias dietéticas associadas com a diminuição da inflamação devem incluir o adequado consumo de ômega 3, diminuição de ácidos graxos saturados e trans, maior ingestão de frutas e vegetais com menor carga glicêmica, oleaginosas e grãos integrais (com moderação).
Assim com base na individualidade bioquímica a escolha dos Compostos Bioativos é baseada no objetivo em questão: redução do risco, prevenção ou tratamento. Eles podem apresentar-se nos alimentos ou isolados devendo, nesse caso, ser suplementados. Sempre de forma regular, em diversos momentos do dia para que possam exercer as funções desejadas.


Avaliação da composição corporal por meio de ultrassom
Existem vários métodos para avaliação da composição corporal, porém, alguns são considerados mais fidedignos. A medida da espessura da gordura periférica e avaliação da musculatura por ultrassom (BodyMetrix) tem-se apresentado como um método de alta precisão. Em outras palavras, a tecnologia demonstra tanto a perda de gordura corporal, quanto a hipertrofia muscular. Além disso, é possível mensurar o percentual de gordura, gerando relatórios inteligentes que podem ser impressos, enviados por e-mail, ou arquivados para futuras comparações.

Conheça mais detalhes desta tecnologia:
- Diagnósticos de alta precisão por escaneamento corporal, sendo que avalição leva apenas alguns minutos;
- Visualização na tela do computador da espessura da gordura e da massa muscular;
- Visualização da espessura de diferentes feixes e grupos musculares;
- Percentual de gordura total aferido através dos principais protocolos de avaliação adaptados à tecnologia de Ultrassom;
- Gravação de medidas de circunferência;
- Visualização de assimetrias e desequilíbrios musculares;
- Razão/proporção cintura quadril;
- Taxa metabólica basal;
- Índice de massa corporal;
- Risco de doença relativo/comparativo;
- Massa corporal magra;
- Água total calculada;
- Relatório de avaliação de saúde detalhado;
- Resultados sem influência de nível de hidratação ou consumo de cafeína.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.