SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

15/09/2018
Ovo: fonte de proteína, vitaminas e minerais

A proteína é um macro nutriente e dentre suas inúmeras funções, é fundamental para manter a qualidade e quantidade de massa muscular ao longo da vida. Assim, é comum os esportistas e atletas consumirem proteínas pós-treino com o objetivo de ganhar massa muscular. Também é muito importante na alimentação com o avançar da idade, já que vamos perdendo massa muscular. As proteínas contêm 21 aminoácidos, dos quais 7 são considerados aminoácidos essenciais, isto é, precisam ser obtidos através da alimentação. A clara do ovo é uma importante fonte de proteína, ajudando, então, a suprir as necessidades proteicas do organismo. Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos busca esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde.
Ela também afirma que a proteína possui uma grande importância para as nossas células, entretanto, vitaminas e minerais fazem parte de reações bioquímicas em nosso organismo proporcionando bem-estar, pois nutrientes como vitamina A, vitamina E, zinco, magnésio e selênio têm ação antioxidante e contribuem para a redução de processos inflamatórios.
Compostos bioativos como a luteína e zeaxantina atuam na proteção dos olhos e no organismo como um todo. As vitaminas do complexo B favorecem a produção de energia na célula, pois atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Estes nutrientes e outros como vitamina D, Vitamina K, cálcio, ferro estão presentes no ovo e, por isso, atuam de forma sinérgica e contribuem para um melhor desempenho do organismo. O ovo é um alimento de fácil preparo, saboroso e pode ser incluído em qualquer refeição e combinado com os mais diversos tipos de alimentos. Na prática, isto significa promoção de saúde.

Semana do Ovo
Com várias ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil e algumas empresas que atuam no segmento, o objetivo da Semana do Ovo (7 a 12 de outubro de 2018) é ampliar a comunicação sobre o potencial nutritivo do ovo e destacar como este é um alimento importante para a alimentação humana. O dia do ovo foi criado pelo International Egg Commission (IEC) – órgão sediado no Reino Unido - que promove o alimento. A proposta inclui conscientizar a população sobre os benefícios do alimento.
Anote aí: 7 a 12 de outubro é a Semana do Ovo.

Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Fontes: Instituto Ovos Brasil (IOB)