SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/09/2018
Harmonização Facial

O belo nem sempre é simétrico, mas pode ser harmônico

O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo, e as pessoas têm valorizado muito mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços perfeitos. O belo nem sempre é simétrico, mas deve ser harmônico, ou seja, proporcional.
Existem vários estudos que apontam esta questão e o mais falado deles é o da Proporção Áurea, que é uma fórmula matemática, utilizada em vários campos, como artes, entre outros, que atua de maneira subliminar no senso estético da pessoa que está apreciando um quadro e, até mesmo, um rosto. A face pode talvez não ser naturalmente bela, mas com a tecnologia disponível hoje, todos os traços podem ser harmonizados através de um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente. Em busca da tão sonhada harmonização, três pontos chaves podem ser definidos: a pele, a boca e o olhar.
Para melhorar a qualidade da pele, deixando-a mais iluminada, firme, com os poros mais fechados e menos manchas costumo recomendar peelings, lasers de vários tipos, estimulação de colágeno com Sculptra, entre outros.
Para reposicionar estruturas que com a ação do tempo e da gravidade tendem a cair, podemos realizar fios de sustentação, preenchimentos com Ácido Hialurônico e a nova técnica de reestruturação facial: MD-CODES, a qual se utiliza de grandes quantidades de Ácido Hialurônico de diversos tipos, cada qual com uma finalidade estética, deixando seu rosto mais jovial e equilibrado.
Os lábios são motivos de grande procura no consultório dermatológico, seja para corrigir assimetrias, corrigir rugas perilabiais (conhecidas por “códigos de barra”), seja para aumentar seu volume ou melhorar os cantos caídos e tristes. Para isso, o tratamento Gold standart ainda é o preenchimento com Ácido Hialurônico, o qual deve ser ministrado com cuidado para não ocorrer obstrução de vasos sanguíneos uma vez que se trata de uma das regiões do rosto de extrema vascularização e inervação.
Já a região dos olhos necessita de uma atenção especial, pois muitas vezes temos diferentes problemas associados: flacidez, sobra de pele, olheiras de congestão, olheiras pigmentadas, bolsas de gordura proeminentes, afundamento da goteira lacrimal, olhos fundos, assimetrias, sobrancelhas caídas, etc., necessitando de uma abordagem mais detalhada pelo médico dermatologista estético e fazer uma programação sequencial do tratamento.
No fim das contas, o objetivo é sentir-se bem, já que isso interfere em fatos cotidianos que nem imaginamos, como tirar uma foto. Quantas pessoas já ficaram com vergonha de sorrir por que estão com uma ruga em um determinado lugar? Enfim, são muitos os motivos para darmos cada vez mais abertura aos novos procedimentos, principalmente os menos invasivos, para chegarmos bem na maturidade, sem estresse de posar para uma foto!