SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/07/2018
Avaliação em Medicina do Esporte: Bioimpedância

Informe Publicitário
A avaliação do médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte visa a segurança do praticante de atividade física e do atleta, seja amador ou profissional e orientação do tipo de exercício mais adequado à condição clínica do paciente/atleta.
Entre os exames complementares importantes nesse contexto, está a bioimpedância, bem conhecida entre nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas.
O exame consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, indolor e imperceptível. Tecidos corporais apresentam resistências (impedância) distintas e assim podemos saber a quantidade de água corporal, músculo, gordura, gordura visceral, equilíbrio e simetria muscular entre membros, quantidade de minerais, etc..
A avaliação da massa muscular, por exemplo, é importante tanto para jovens quanto idosos. A sarcopenia é uma condição em que a massa muscular está abaixo do normal e pode causar sintomas como fadiga, cansaço, dor e até lesões. Nesta condição clínica o médico do esporte poderá orientar o tipo de exercícios e suplementação para tratamento.
A obesidade pode causar problemas cardiovasculares e metabólicos conhecidos. A gordura quando localizada nos órgãos abdominais leva a um risco ainda maior. Por outro lado uma quantidade muito baixa de gordura corporal pode causar diversos problemas como alterações hormonais e intolerância a baixas temperaturas.
A correta condução do exame, feito em aparelhos certificados, garante a fidedignidade dos dados e o profissional com conhecimentos sólidos para análise desses dados dão segurança ao método.

Dr. Sandro Toledo Carvalho
CRM-PR 19498 | RQE 16567 | RQE 18573
Médico do Esporte | Cardiologista