SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/05/2018
Nas Mãos de especialistas

Fisioterapia especializada em mãos possibilita um cuidado singular

Ombros, braços, antebraços, punhos e mãos constituem os membros superiores do corpo humano. Por meio do trabalho destas estruturas é possível manusear objetos e realizar diversas atividades como escrever, mexer no celular, escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir roupas e calçar sapatos e, até mesmo, comunicar-se. Dessa maneira, estes membros exercem uma função social extremamente importante, como um simples toque ou gesto em que podemos expressar diferentes sentimentos.
Quando esses movimentos tornam-se limitados ou são interrompidos, a sensação da perda de funcionalidade e produtividade é grande, por isso hoje existem profissionais capacitados nesta reabilitação.
A Terapia da Mão é a especialidade que atua de maneira direcionada nos casos de lesões ou traumatismos nos ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações do membro superior. A Clínica Nas Mãos, em Cascavel, prioriza este atendimento específico, com fisioterapeutas que possuem treinamento adequado em anatomia funcional e biomecânica das mãos, ombros e cotovelos. “Realizamos uma abordagem personalizada. Cada paciente que chega à Clínica, nós consultamos o médico ou cirurgião para conhecer as especificidades da patologia e traçarmos um plano de tratamento. Assim, trabalhamos conforme o tipo de procedimento que foi realizado e respeitamos a anatomia. Por isso, ressaltamos que quando há um problema na mão, ombro ou cotovelo, é essencial procurar um especialista”, explica a fisioterapeuta Juliana Ferreira Henkes.


Tratamentos específicos
- Acidentes de trabalho, queimaduras, grandes traumas de mão, amputações e esmagamentos (rigidez, dificuldades de movimentação, sensibilidade, dores e sensações fantasmas);

- Tratamento para cotovelos e ombros (luxações, pós-operatório, pós-fraturas, epicondilite lateral e medial, tendinites de manguito rotador e bíceps).

Órteses: auxiliares no tratamento fisioterapêutico
Para auxiliar nos tratamentos, a Clínica Nas Mãos trabalha com órteses, que são acessórios para posicionamento ou imobilização de determinadas estruturas, com o objetivo de contribuir na reabilitação do paciente. As órteses são feitas de termoplástico, um material adaptável, e são fabricadas exclusivamente para cada paciente. Além disso, podem ser estáticas (única moldagem sem nenhum tipo de tração) ou dinâmicas (com trações de elásticos).

Pilates clínico: Nas Mãos promove assistência continuada
O método criado por Joseph Pilates contribui para o aumento da flexibilidade, tonifica a musculatura, melhora a postura e respiração. As fisioterapeutas da Clínica Nas Mãos realizam essa assistência que pode ser feita em conjunto com a fisioterapia ou como um tratamento continuado. “Para pessoas com problemas ortopédicos, na lombar, quadril, joelho, pé, entre outros, além de dores articulares e musculares, indicamos as aulas de Pilates, que são realizadas de maneira individualizada, em estúdio e com o acompanhamento profissional”, relata a fisioterapeuta Daniella Henkes.


Daniella Henkes
Crefito 8:200392-F
Pós-graduanda em Reabilitação dos Membros
Superiores e Terapia da Mão
Pilates Clínico
 
Juliana Ferreira Henkes
Crefito 8:99702-F
Pós-graduada em Reabilitação dos Membros Superiores e Terapia da Mão
Pós-graduada em Fisioterapia Geriátrica
Pilates Clínico