SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/03/2018
Calvície: novidades na medicina do cabelo!

Dra Luciane Hyppolito

Informe Publicitário

Calvície não é problema só de homem. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostram que 25% das mulheres entre 30 e 40 anos e 50% das acima de 40, têm algum grau de diminuição do volume de cabelo por fatores genéticos. E como o problema nelas é mais insidioso que nos homens, a busca do tratamento é geralmente tardia, dificultando a solução.
No meio da década passada, muitos médicos e pesquisadores se entusiasmaram com as perspectivas das células-tronco e deram um prazo de cinco anos para o fim da calvície. Este prazo infelizmente não se cumpriu e foram necessárias mais pesquisas do que imaginavam. Apesar disso, as possibilidades de tratamento já melhoraram bastante e em boa parte dos casos consegue-se estacionar o processo e até recuperar fios.
A principal causa do sumiço dos cabelos, a alopecia androgênica, popularmente conhecida como calvície, acontece em decorrência da genética em 90% dos casos, porém pode estar ligada a alterações hormonais em mulheres adultas portadoras da síndrome do ovário policístico ou hiperplasia adrenal congênita. Embora a calvície não seja uma doença, mobiliza muita pesquisa científica no mundo todo e várias delas são bastante promissoras.

O que vem por aí:
• No ano passado, cientistas da Samumed, uma startup de biotecnologia de San Diego, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de um agente de uso tópico que seria capaz de regenerar a matriz germinativa do bulbo capilar, estrutura que fica dentro do folículo capilar – grosso modo, o buraquinho de onde saem os fios e onde reside o problema da calvície. O produto, chamado de SMO4554, está em fase de estudos clínicos nos Estados Unidos. Segundo a empresa, uma pesquisa com 300 pacientes mostrou que todos que usaram a substância apresentaram aumento na qualidade e densidade dos fios de cabelo. Mas ainda é preciso observar dosagem, efeitos colaterais e durabilidade.

• Outro medicamento sendo pesquisado por um grupo de australianos é o minoxidil oral. A substância é um vasodilatador que aumenta a circulação na região do couro cabeludo e também tem ação de hipertricose (aumento de pelos) sendo utilizada há algum tempo em loções tópicas.

• Mais um medicamento no arsenal terapêutico e que poderá chegar ao mercado brasileiro ainda este ano é o Alotec (princípio ativo é a angiotensina). Criado pela Alamantec, empresa de biotecnologia mineira, o produto se baseia na nanotecnologia lipossomada que tem afinidade com os folículos pilosos.

O que existe hoje:
• De uso oral podem ser prescritas formulações magistrais contendo ferro, zinco, biotina, cálcio, queratina para fortalecimento dos fios. A finasterida e a dutasterida tem grande auxílio no bloqueio da calvície tanto masculina quanto feminina, pois bloqueiam a ação da 5-alfarredutase, enzima que contribui para a calvície. Em raríssimos casos pode causar perda de libido e até impotência masculina. Não funcionam bem em forma de loção tópica, pois suas moléculas são muito grandes dificultando a penetração na pele. De uso tópico, persistem as loções capilares a base de minoxidil e alfa-estriol.

• Intradermoterapia com agulhas: para aplicação de minoxidil, finasterida, fatores de crescimento capilares, vitaminas e minerais dentro da derme diretamente no bulge capilar para uma estimulação capilar mais efetiva. Este método é o mais indicado para aqueles homens que temem os efeitos colaterais com a finasterida oral.

• Estimulação capilar com laser de baixa frequência: apresenta resultados muito promissores tanto como monoterapia ou quando associado aos métodos acima mencionados (a associação dos métodos é muito utilizada por dermatologistas para a otimização de resultados).

Se você está com problema de queda de cabelo não se iluda com tratamentos milagrosos anunciados em sites, revistas e comerciais de TV, procure um profissional capacitado para investigar e diagnosticar corretamente o seu problema. Um dermatologista bem capacitado na área de Tricologia programará o melhor tratamento possível para cada tipo de calvície.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.