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15/03/2018
O que é o jejum intermitente?

Clinia

Consiste na realização de um jejum por períodos que vão ser interrompidos de maneira programada, sendo intercalado por períodos de dietas.

- Como funciona?

Existem várias maneiras de realizar a dieta e protocolos diferenciados:
1. Diferentes tempos de jejum: são realizados 14, 16, 18 até 24 horas. Porém, a maioria não ultrapassa 24 horas;
2. Diferentes frequências: os mais efetuados são em dias alternados ou diariamente;
3. Diferentes alimentos.

- Exemplo da prática do jejum intermitente:

1. Ao acordar não realizar o café da manhã;
2. Ao meio dia realizar o almoço;
3. Ao longo do dia realizar as refeições até o jantar às 19 horas;
4. Depois do jantar você permanecerá em jejum até o almoço do dia seguinte.
Neste protocolo a pessoa realizará 17 horas de jejum.

- O que acontece com seu corpo neste período?

O corpo usa tecido adiposo (gorduras) como fonte de energia para manutenção do metabolismo e consequentemente há perda de peso/emagrecimento, entre outros benefícios.
As alterações hormonais são o grande benefício do jejum intermitente. O método melhora os níveis de insulina e hormônio do crescimento (GH), o que ajuda a perder peso e colabora para o reparo celular, associado à longevidade. Além disso, estudos indicam que ficar um tempo prolongado sem comer diminui o desgaste das células, evitando doenças relacionadas à multiplicação celular.
Ao longo do dia há picos de insulina por conta da alta ingestão de carboidratos, sendo que a farinha e o trigo constituem a base da alimentação de muitas pessoas. Com o jejum combinado à ingestão de gorduras boas, vegetais, frutas e proteínas, o corpo aumenta a formação de mitocôndrias e gera mais disposição. A energia da gordura boa pode durar até 24 horas. Já a energia do carboidrato se esvai em cerca de uma hora e meia.

Alguns benefícios do jejum intermitente:
• reduz a depressão;
• aumenta a concentração;
• diminui a ansiedade;
• acelera o metabolismo;
• ajuda a regular a pressão;
• auxilia no emagrecimento;
• propicia uma melhora hormonal;
• menos fome, mais saciedade;
• aumenta os níveis de hormônio do crescimento;
• melhora a reparação celular;
• reduz a resistência à insulina;
• reduz inflamações;
• previne certos tipos de câncer.

Importante:
Todas as formas de jejum são válidas, desde que o organismo se adapte bem e que não haja contraindicação. Em qualquer rotina alimentar, o acompanhamento profissional é a regra principal para que não ocorra perda de tecido muscular, agravamento de doenças crônicas ou distúrbios alimentares. Assim, o objetivo de emagrecer e melhorar a saúde pode ser atingido.
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