SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

15/11/2017
Meassi odontologia: há 12 anos tratando os distúrbios do sono - ronco, apneia e bruxismo - com aparelho intrabucal

A qualidade do sono está diretamente ligada à saúde. Enquanto dormimos, o nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outros. Porém, a correria do cotidiano, aliada aos inúmeros distúrbios do sono, que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho destas funções. Em outras palavras, a falta de oxigenação no organismo quando é provocada pelos distúrbios como o ronco, apneia e bruxismo, contribui para o surgimento de diversas doenças. Segundo as estatísticas, 24% da população masculina e 18% da população feminina de meia-idade roncam. Mas por volta dos 60 anos estes números aumentam expressivamente, 60% nos homens e 40% nas mulheres. Entenda o que é ronco e apneia, seus sintomas, suas possíveis consequências e a importância do tratamento.

Ronco - bloqueio “parcial” da passagem do ar
O ronco se constitui de ruídos que atrapalham a vida das pessoas, principalmente dos casais. É provocado por um estreitamento ou obstrução das vias respiratórias superiores durante o sono. A dificuldade da passagem do ar provoca a vibração destas estruturas. Além do barulho, o ronco também pode ser indicador de outros problemas ainda mais sérios como hipertensão, diabetes e obesidade. Os sintomas e as possíveis consequências do ronco são: irritabilidade e cansaço frequente; sonolência excessiva durante o dia; perda de desempenho profissional; falta de desejo sexual; sonolência ao dirigir; ronco alto e perturbador; sono inquieto; dificuldade de concentração; depressão ou instabilidade; dor de cabeça matinal e pressão alta.

Apneia - Bloqueio “total” da passagem do ar

Fenômeno provocado pelo estreitamento ou oclusão da passagem de ar pelas vias aéreas superiores. A apneia, causa a desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração. Também, pode se manifestar durante o ronco. Os pequenos despertares podem durar alguns segundos e de maneira em que as respirações são perdidas repetidamente durante o sono.
Seus sintomas são bem conhecidos e parecidos com os do ronco: excesso de sonolência durante o dia, dormir ao volante, déficit de atenção, entre outros. Já as possíveis consequências são: arritmia cardíaca, falência cardíaca, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, hipertensão, crises epiléticas, diabetes, obesidade e óbito durante o sono.


Alternativa de Tratamento
Agora que todos já conhecem os efeitos maléficos à saúde provocados pelo ronco e a apneia, doenças que desencadeiam um estado de estresse, compromete o rendimento profissional e abala relacionamentos, conheça uma alternativa econômica e efetiva para resolver tais problemas. O Aparelho Intrabucal para tratamento dos distúrbios do sono oferece resultados rápidos e eficazes. Utilizando-se de matéria-prima nacional e de custo mais acessível, Dr. Meassi recriou o dispositivo intraoral americano trazendo para o Brasil a oportunidade de tratar ronco, apneia, bruxismo, insônia, entre outros distúrbios.

Como funciona
O aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar. Desta maneira, é possível evitar a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia e passa-se a respirar com qualidade. Paralelamente, a boca acaba fechando, pois os dentes estão sendo segurados pelo aparelho e os músculos da região são forçados a permanecerem firmes, evitando o ronco.

Dr. João Cezar Meassi
CRO/PR - 4873
Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial
Idealizador do Aparelho para Tratamento do Distúrbio do Sono e Respiratório
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.