SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/03/2015
Cuidados antes de operar

Dr. Tiago André Ribeiro

A realização de cirurgias plásticas envolve uma criteriosa preparação pré-operatória. Os bons resultados dependem de vários fatores e a atenção a estas recomendações certamente contribuem muito para a satisfação dos pacientes. Abaixo apresentamos algumas das principais recomendações: 
 
- Exames e avaliação cardiológica: São fundamentais para garantir a segurança do procedimento. Previamente à cirurgia você deverá trazer ao cirurgião todos os exames de sangue, eletrocardiograma e avaliação cardiológica que foram solicitados e no dia da cirurgia deverá levar todos estes exames ao hospital. 
- Doenças: Durante a consulta inicial você deverá informar ao cirurgião sobre seu passado médico e cirurgias prévias. Você também deverá comunicar à equipe médica em caso de gripes, resfriados, infecções, período menstrual, necessidade de uso de medicações ou quaisquer outras situações previamente à cirurgia. 
- Medicações: Você deverá informar ao seu médico todos os medicamentos que usa diariamente ou mesmo eventualmente. Algumas medicações devem ser totalmente suspensas 7 dias antes, como AAS (Aspirina, Melhoral, Somalgin), Gingko Biloba, Omega-3, arnica, cápsulas de alho. Não use nenhuma medicação sem permissão. 
- Alimentação: Deverá ser respeitado jejum de 8 horas antes da cirurgia, não devendo se fazer grandes refeições na noite anterior. Dietas e remédios para emagrecer também deverão ser suspensos antes do procedimento para que o processo de cicatrização ocorra normalmente. 
- Maquiagens: Os pacientes deverão comparecer ao hospital sem uso de maquiagens, hidratantes, protetores solares ou perfumes no dia da cirurgia. 
- Ansiedade: É normal sentir-se ansioso, afinal a realização de uma cirurgia é um evento incomum na vida da maioria dos pacientes. Exponha ao cirurgião suas preocupações e ele lhe dará todas as informações necessárias e recomendações para atravessar com tranquilidade este período. 
- Fumo: Pacientes fumantes deverão parar com o uso de cigarro, no mínimo, 1 mês antes da realização de qualquer cirurgia. Além disso, muitas cirurgias poderão não ser realizadas em pacientes fumantes. 
- Seu Cirurgião: Certifique-se que o seu cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Digite o nome no site www.cirurgiaplastica.org.br e verá.
- Leia e informe-se, tire suas dúvidas. Se o seu médico não tem paciência suficiente para explicar tudo antes, não terá também, se alguma coisa não for bem. 
- Não queira "operar tudo de uma vez". O risco sempre é maior. Cirurgias com mais de 5 horas de duração são sempre mais preocupantes e com maior probabilidade de complicações.
- Escolha bem o local. Prefira hospitais ou "Day Hospitals" ou hospital-dia especializado em cirurgias plásticas. Jamais realize qualquer cirurgia maior em consultório. Como o próprio nome diz, consultório somente serve para consultas. Cirurgia só em centro cirúrgico, não importa o tamanho.
- Tome cuidado com quem promete muito, com resultados fantásticos e sem risco. Um profissional sério jamais deixa de explicar o que pode dar errado nem tampouco promete o que não pode cumprir.
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado. O barato pode sair bem caro.
- O cirurgião sério sempre ouve o que você quer, fala o que pode ser feito e decide em conjunto, considerando a sua opinião.
- Não minta para seu médico. Doenças prévias, medicações em uso, drogas ilícitas (ainda que esporadicamente) precisam ser relatadas com detalhes.
- Faça todos os exames indicados, embora seja um "custo a mais". Se tiver mais que 40 anos, consulte um cardiologista antes.
- São realizados exames de ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.
- Providenciar sessões de drenagens linfáticas com profissional especializado.
- Adquirir dois modeladores corporais em tamanho adequado.
- Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.
- Iniciar jejum 8 horas antes do início da cirurgia.
- Não vir com acessórios como brincos, anel e colar.
- Não molhar o cabelo.
- Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.
- Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.
- Serão feitas marcações com caneta própria na região onde as incisões serão realizadas.

Por fim, uma vez escolhido seu médico, confie nele. Inseguranças são comuns nos primeiros dias, principalmente se achar que "algo não está bem". Siga todas as orientações. Foram dadas por algum motivo. O resultado depende muito de você.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.