SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/09/2017
Previna o envelhecimento cutâneo precoce

Dra. Sandra Passarini

Informe Publicitário

O envelhecimento cutâneo é um processo progressivo de deterioração morfológica e funcional da pele. Com isso, a função da barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada.
O envelhecimento da pele ocorre por dois fatores: o intrínseco e extrínseco. O primeiro (intrínseco) é influenciado por fatores cronológicos, fototipo de pele, funcionamento endócrino, genética, fatores imunitários e vasculares. As alterações orgânicas referidas levam à diminuição da atividade glandular, diminuição das trocas metabólicas por achatamento das papilas dermoepidérmicas com endurecimento dos capilares e fibras de colágeno. A pele torna-se fina, seca e enrugada.
O segundo (extrínseco) está associado a fatores como exposição solar, tabaco, estresse, poluição, condições climáticas, hábitos alimentares, sono, desordens emocionais e uso incorreto de cosméticos/medicamentos. Esses fatores conduzem a um agravamento acentuado do envelhecimento biológico, devido ao efeito tóxico dos radicais livres, que levam a alterações da pele como rugas profundas, manchas senis, queratoses actínicas ou até mesmo a câncer da pele.
Para prevenir o envelhecimento precoce são necessários cuidados essenciais como: uso de protetor solar, boa hidratação oral, alimentação saudável rica em frutas e verduras, atividade física e uma boa noite de sono. Aliados a esses cuidados existem diversos tratamentos que ajudam na recuperação da pele entre eles: limpeza de pele (especializada), hidratação, luz intensa pulsada, peelings químicos e peeling de diamante, laser de CO2, entre outras opções de tratamento dependendo da necessidade de cada pessoa.


Dra. Sandra Passarini
CRM/PR - 32203
Formada em Nutrição no Centro Universitário
da Fundação Assis Gurgacz (FAG) - 2003;Formada em Medicina no Centro Universitárioda Fundação Assis Gurgacz (FAG) - 2013.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.