SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/07/2017
Harmonização Orofacial

Saúde além dos dentes, beleza além do sorriso!

A odontologia tem avançado muito nos últimos tempos. A evolução mais notável está na harmonização orofacial, que cuida das correções de pequenos detalhes do sorriso e da face, para que tudo se encaixe proporcionalmente. Os pacientes estão cada vez mais bem informados, exigentes e, principalmente, conectados com as redes sociais. Por isso, buscam cirurgiões-dentistas que realizem tratamentos completos, a fim de chegar a uma proporção do contorno, linha e volume no rosto. Em outras palavras, a odontologia moderna, não procura tratar apenas das doenças que envolvem a saúde bucal, mas busca também amenizar as dores mentais, que envolvem a autoestima e o bem-estar do indivíduo. Quantas pessoas se decepcionam com o resultado de seus tratamentos odontológicos? De que adianta dentes perfeitos, mas, os lábios caídos, o olhar triste ou as rugas proeminentes escondendo toda a beleza do seu sorriso?
É exatamente nesse momento que entra em cena a harmonização orofacial. Embora seja uma área relativamente nova, conquistou o seu espaço, pois desempenha um importante papel no equilíbrio da função, forma, linha, volume e estética da face. Em muitos casos de reabilitação oral, ao final do tratamento, nitidamente é possível verificar que o novo sorriso (seja com lentes de contato ou com prótese sobre implantes) não ficou harmônico com o resto do rosto. Ora estavam bem para baixo, ora com os lábios desproporcionais, entre outras falhas. Ou seja, os dentes novos ficaram lindos, mas continuavam “desfocados”. Como cirurgião-dentista, tenho senso crítico e estético muito aguçado. Desde a faculdade estudo as proporções faciais e todas as suas variações, pois é possível promover um sorriso funcional e harmônico agradável aos olhos. A odontologia estética e a harmonização orofacial, caminham juntas para elevar a autoestima, melhorar o convívio social e valorizar as peculiaridades de cada pessoa. O conceito de beleza se modificou ao longo dos anos. Tanto é que o Brasil lidera o terceiro lugar no ranking mundial no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, perde apenas para o Japão e EUA. Por meio de um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente, podemos promover saúde além dos dentes e beleza além do sorriso. Como? Além dos procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, realizamos procedimentos com toxinas botulínicas, popularmente conhecida como Botox, preenchimento facial e a famosa bichectomia (retirada da bola/gordura de Bichat).


"Além dos procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, realizamos procedimentos com toxinas botulínicas, popularmente conhecida como Botox, preenchimento facial e a famosa bichectomia"


Dr. Willian Ortega
Cirurgião Dentista
CRO-PR 23627