SAÚDE NEWS

Editorias

Bem-Estar

15/07/2017
Chega a Foz do Iguaçu método considerado “vacina” contra ansiedade e depressão

A única facilitadora autorizada, atualmente, a utilizar o Método Friends em Foz do Iguaçu é a psicóloga Luziânia Medeiros. Ela considera o método revolucionário: “É como se tivessem encontrado a vacina para ansiedade e depressão”. Luziânia Medeiros coordenou o Centro de Educação Científica de Natal (idealizado pelo médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo). Em 2011, mudou-se para Foz do Iguaçu onde implementou o programa de educação científica na Estação Ciência e no Polo Astronômico (PTI-Itaipu). Trabalhou na área educacional por mais de 10 anos até conhecer o Friends.

O Método Friends
Nas últimas duas décadas, começou um movimento na área da Psicologia, nos Estados Unidos, para estudar o que mantém a pessoa saudável. É a chamada Psicologia Positiva – uma das bases do Friends. Criado na Austrália, o método é usado em quase 30 países, inclusive, como Política Pública. O acompanhamento é em grupo, definido por faixa etária. O objetivo é promover resiliência, habilidade do ser humano de passar por adversidades sem ‘quebrar’ psicologicamente. A idade mínima é quatro anos.

OMS e o Método Friends
A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que: de cada cinco crianças, uma tem ou terá problema emocional grave, como ansiedade ou depressão e, desde 2004, a OMS chancela o Método Friends como único método eficaz na prevenção de ansiedade. “Não é suficiente que tenhamos adultos bem preparados tecnicamente, mas fracos nas habilidades socioemocionais. É preciso equilibrar e investir em ambas as competências,” conclui a psicóloga.

Texto: Izabelle Ferrari