SAÚDE NEWS

Editorias

Notícias

15/07/2017
Escolha cuidar de você!

Lei Agosto Azul
Estima-se que 60% dos homens só procuram o consultório médico quando uma doença já está em estágio avançado, muito tempo depois que os primeiros sintomas se manifestaram. Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012).


O Rosa fica azul
Durante todo o mês de agosto, os voluntários da Associação Cascavel Rosa promovem e participam de ações que alertam a classe masculina sobre a importância da realização de exames preventivos, com maior ênfase para o câncer de próstata. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, ficando atrás somente dos transtornos cardiovasculares. Estima-se que em 2030 o número de pessoas com a enfermidade deva chegar a 75 milhões e a taxa anual de mortalidade atinja a casa dos 13 milhões. Já estão programadas diversas palestras em empresas, universidades, escolas e instituições, que serão ministradas por médicos e voluntários do Cascavel Rosa.


Atendimento à comunidade
As unidades básicas de saúde de Cascavel trabalharão no mês de agosto em horários especiais para ofertar aos homens avaliações médicas, solicitação de exames, avaliação de saúde bucal, verificação de situação vacinal, confecção de cartão SUS (Sistema Único de Saúde), avaliação antropométrica, além de palestras educativas. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e cuide-se!