SAÚDE NEWS

Editorias

Notícias

16/05/2017
Otorrino Santé realiza o primeiro implante de “ouvido biônico” em Cascavel


Ouvir música, o canto dos pássaros, escutar os familiares e os sons que permeiam o cotidiano parece ser algo tão simples! Mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (2011), 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo. Uma das técnicas mais modernas para tratar a surdez é o implante coclear, que introduz no organismo um aparelho de alta tecnologia conhecido popularmente como “ouvido biônico”. No início do mês de abril a Clínica Otorrino Santé concretizou uma importante ação em prol da saúde auditiva. O otorrinolaringologista Dr. Adriano Guirado Dias e sua equipe realizaram a primeira cirurgia de implante coclear de Cascavel. Essa notícia representa um marco para a medicina da nossa cidade, bem como renova as esperanças dos pacientes, que, até então, precisavam se deslocar para os grandes centros para realizar esse tipo de cirurgia.


SN - Como é o funcionamento do implante Coclear?
Dr. Adriano -
O implante coclear capta o som, que é uma onda mecânica, o transforma em sinal elétrico e estimula os neurônios dentro do ouvido, projetando para o cérebro a resposta elétrica, que, por sua vez, é convertida em sensações sonoras.

SN - Quando o “ouvido biônico” é indicado?
Dr. Adriano -
O implante coclear é destinado às perdas profundas e severas em que não se consegue benefício com o uso de aparelhos auditivos convencionais. As crianças que nascem surdas também podem ser grandes beneficiadas. A perda auditiva pode se apresentar desde o nascimento, ou ser adquirida ao longo da vida. Existem várias opções de tratamento e cada caso deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista capacitado.

SN - Como a equipe Otorrino Santé avalia este avanço para a saúde auditiva de Cascavel?

Dr. Adriano -
A cirurgia é mais uma prova do compromisso constante da Otorrino Santé em trazer procedimentos modernos, novas técnicas e atendimento de excelência dentro das diversas áreas da otorrinolaringologia. Também eleva o patamar de Cascavel, consagrando a cidade ainda mais como uma referência médica.


O implante coclear representa o encontro da tecnologia de ponta com um atendimento de excelência em otorrinolaringologia.


Dr. Adriano Guirado Dias
Otorrinolaringologista
CRM-PR 35036 | RQE 20098