SAÚDE NEWS

Editorias

Beleza e Saúde

15/03/2017
Blefaroplastia

A cirurgia da pálpebra é indicada para pacientes que desejam ter uma aparência mais jovem, eliminando excessos de pele e gordura das pálpebras que são acumuladas com o tempo. A indicação é de acordo com cada caso.

Onde se localizam as cicatrizes?
As cicatrizes na pálpebra superior, geralmente ficam escondidas no sulco palpebral se estendendo um pouco para a lateral. Nas pálpebras inferiores existem várias maneiras de se corrigir: se apresentar somente excesso de bolsas gordurosas a sua retirada é realizada por meio da conjuntiva palpebral; se houver excesso de pele a incisão será próxima aos cílios com pequeno prolongamento lateral. Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele.

Internação
O paciente interna pela manhã e o procedimento, na maioria dos casos, é realizado com anestesia local com sedação. Dura em torno de uma hora e trinta minutos e pode retornar para casa no mesmo dia após sua recuperação.

Curativo
Desde a saída do centro cirúrgico o paciente é orientado a usar gazes embebidas com soro fisiológico gelado. Os pontos são retirados entre sete a 14 dias de pós-operatório. Nos primeiros dias é recomendável, durante o repouso, manter a cabeça elevada. Outra dica é evitar a exposição direta ao sol, por pelo menos 30 dias e usar óculos escuros na presença da luz natural. Uma maquiagem leve pode ser usada a partir do décimo dia e o retorno às atividades normais, geralmente, ocorre após o quinto dia de pós-operatório.

Resultado
Geralmente não há dor. A paciente é orientada a usar anti-inflamatórios e analgésicos. O edema maior é observado nos primeiros quatro dias. O resultado final é atingido após o terceiro mês. Contudo, após 15 dias de pós-operatório já é possível observar os benefícios atingidos pelo procedimento.


Dr. Diego Rovaris
CRM-PR 31944
Cirurgião Plástico
RQE 17706
Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica