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15/03/2017
Sucos aliados da saúde

Nutritivos, hidratantes, energéticos e funcionais, os sucos naturais são ótimos aliados da saúde, pois funcionam como uma corrente de energia que beneficia o organismo. Independentemente das razões pelas quais você pretende consumi-los, são fontes ricas em nutrientes. Como hidratantes, repõem um pouco da água que o corpo perde. Os sucos são aliados porque algumas pessoas não gostam ou tem dificuldades para ingerir diariamente verduras e legumes, e as frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, além de facilmente encontradas, podem ser usadas como lanches intermediários.

Melhor Digestão
A maçã é um laxante natural que pode ser potencializado com a cenoura, que auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo e acelera o movimento dos resíduos. As fibras do bagaço da laranja também ajudam a aliviar a prisão de ventre.
Ingredientes: 2 maçãs, 2 laranjas e 1 cenoura.

Substituindo o Café
A clorofila presente nesses alimentos ajuda na oxigenação do sangue, que por consequência aumenta a função cerebral e a energia física.
Ingredientes: 1 pepino grande, 8 talos de aipo, um punhado de couve, um punhado de espinafre, um punhado de salsa, 1/4 de um limão, um pedaço pequeno de gengibre e 250ml de água.

Pós-Cardios

Após exercícios intensos é preciso reabastecer as energias . Para isso invista na banana que equilibra os eletrólitos, ou seja, evita as câimbras, e na proteína, para uma maior recuperação muscular. O toque final fica por conta do café, que ajuda a manter o metabolismo acelerado.
Ingredientes: 1/2 banana congelada,3/4 de copo de leite de amêndoas, 1/4 de um copo de café gelado, 1 scoop de proteína de chocolate e porção de gelo.

Imunidade
A alta concentração de vitamina C faz do brócolis um excelente estimulante da produção de células brancas, O alho, por sua vez, contém compostos de enxofre que têm poderosas propriedades antimicrobianas.
Ingredientes: 1 beterraba pequena, 3 cenouras, 8 talos de aipo, 1 talo de brócolis, 2 dentes de alho e 250ml de água.

Para corredores
O pepino entra como uma base nutritiva e refrescante, enquanto que a alfafa traz os antioxidantes e o repolho tem vitamina A, do complexo B, e C, que estimula as defesas naturais do organismo. O repolho também é uma boa fonte de minerais, cálcio magnésio e manganês, que contribuem para o crescimento ósseo e a densidade mineral, evita a osteoporose, artrite e outras inflamações.
Ingredientes: 2 pepinos, 1 repolho roxo inteiro, 1 broto de alfafa, 250ml de água.

Antiestresse
O espinafre é rico em aminoácido triptofano, o que ajuda a melhorar o humor e a qualidade do sono. Ele também possui magnésio, o responsável por relaxar os nervos e músculos.
Ingredientes: 1 cenoura grande, 2 punhado de espinafre, de 3 a 4 talos de brócolis, de 3 a 4 talos de aipo e 250ml de água.

Limpeza de Pele
O poder desintoxicante da salsa estimula o sistema linfático, o que auxilia contra a retenção de líquidos. Já o espinafre é rico em ferro, cálcio, vitamina A e do complexo B e promove o melhor funcionamento do organismo para uma pele mais vistosa. A maçã, especialmente as verdes, são conhecidas por clarearem e tonificarem a pele. E a cenoura é rica em vitamina C.
Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 maçã, um punhado de espinafre, um punhado de salsa e 250ml de água.

Revitalizante
O Pepino é composto por 90% de água, ou seja, ideal para se reidratar. Já a pera, além do toque doce tem benefícios anti-inflamatórios reduz a dor muscular, as inflamações e espasmos.
Ingredientes: 1 pepino, 1 pera, 3 talos de aipo e 1/2 limão e 250ml de água.

Pós-musculação
Além de abundância de vitamina E, responsável por combater os radicais livres, a couve ainda é rica em vitamina A, K, e C, fibras e cálcio.
Ingredientes: couve, 1 limão, 1/2 pepino, 2 talos de aipo, 1 maçã e 1 pera.

Cabelo
Pepino é hidratante e rico em sílica, um mineral presente em todas as células. Aumentar as reservas desse mineral no corpo contribui com o fortalecimento dos cabelos e unhas.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 limão, 3 talos de aipo e 1 maçã.

Fonte: Samantha Bonnel (RJ) e Nutricionista Cristiane Perroni - especial para Globo Esporte (Editoria Eu Atleta/NUTRIÇÃO).