SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

16/11/2015
Cirurgia ortognática

 O que é a Cirurgia ortognática?
Consultório - É um procedimento cirúrgico odontológico indicado para correção das discrepâncias (alterações) faciais, realizado através da associação entre Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
 
Quando essa cirurgia precisa ser realizada?
Consultório - Algumas alterações são exclusivamente dentárias. Outras, são dento-esqueléticas, quando o crescimento dos ossos da face não ocorreu de maneira devida. As deformidades podem estar associadas com alterações na forma e no tamanho dos ossos que constituem a face. As discrepâncias podem ser ântero-posteriores, verticais e transversais. 
 
Por que a cirurgia está indicada?
Consultório - A Cirurgia Ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico.
 
Como é realizada a avaliação do paciente?
Consultório - Avalia-se o perfil facial do paciente, funções mastigatória e respiratória, além de diversas análises com radiografias cefalométricas (medidas da face e crânio). Utiliza-se também Tomografia Computadorizada e programas (softwares) que auxiliam e simulam os resultados da cirurgia.
 
Quais os objetivos do tratamento?
Consultório - Melhorar a intercuspidação dentária (oclusão), como consequência corrigir a disfunção mastigatória, eliminação da dor miofascial que pode estar associada, bem como alterações do sistema estomatognático que possam advir de mastigação deficitária originada por má-oclusão, gerando problemas no trato gastrointestinal (hérnia de hiato, gastrites, dentre outros).
Os distúrbios relacionados à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono podem ser solucionados, fazendo com que o paciente, na maioria dos casos, não necessite mais de aparelhos do sono para dormir.
 
Os aparelhos ortodônticos são necessários?
Consultório - Após o diagnóstico, plano de tratamento ortodôntico e cirúrgico definidos completamente, inicia-se o tratamento com aparelhos fixos através de um Ortodontista. O aparelho ortodôntico estará presente nas arcadas durante todo o tratamento.
O tempo de preparo ortodôntico dependerá das posições dentárias existentes.
É necessário o uso de aparelho no período pós-operatório.
 
Onde a cirurgia é realizada?
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Após minusciosa anamnese,  exames laboratoriais e avaliações médicas.
Durante a cirurgia, os ossos são reposicionados de acordo com o planejamento prévio e são fixados através de miniplacas e parafusos de titânio. Esses materiais quase nunca precisam ser removidos, sem acarretar qualquer tipo de desconforto ao paciente. 
Em alguns casos, pode-se utilizar materiais de síntese reabsorvíveis.
 
O que E  cirurgias de benefício antecipado?
É um tipo de cirurgia muito atual que veio para propiciar benefício aos pacientes, pois diminui consideravelmente o tempo do tratamento ortodôntico.
 
A Cirurgia Ortognática é estética?
A cirurgia não é estética. Como envolve o reposicionamento de estruturas ósseas presentes na face é natural que ocorram alterações no perfil do paciente. 
 
Quem realiza o diagnóstico dos pacientes?
São os Cirurgiões-Dentistas que habitualmente avaliam e chamam à atenção dos seus pacientes para a existência de alguma deformidade e esclarecem as possibilidades de tratá-los.
Em casos onde a Ortodontia isoladamente não é suficiente para tratamento dos pacientes, a Cirurgia Ortognática pode ser indicada.
 
Quais são os profissinais habilitatos e capacitados pelo Conselho Federal de Odontologia para tratar as anomalias craniofaciais? 
Os profissionais são Ortodontistas e o Cirurgiões Bucomaxilofaciais. É fundamental a atuação em conjunto tanto no diagnóstico quanto no tratamento dessas discrepâncias.


Rua Maranhão, 789 - Centro Clínicas - Cascavel - PR
(45) 3225-2700
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.