SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

16/11/2015
A dor que vem da ATM

Muitas enxaquecas, dores de cabeça, faciais, no ouvido, na coluna e até mesmo nos olhos, podem estar associadas à desordem da Articulação Temporomandibular (ATM), que por sua vez ocorre pelas más oclusões dentárias, hábitos para- funcionais (apertar ou ranger os dentes), doenças reumatológicas, traumas e fator emocional.
    A DTM é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos é considerado como desordem da ATM. 
    Por exemplo, é muito comum as pessoas perceberem um deslocamento na articulação e ouvir um estalido ao mastigar ou bocejar. Este “clique” perceptível, às vezes até por quem está próximo da pessoa, é uma síndrome e não um sintoma isolado. O diagnóstico deve ser feito por um profissional odontólogo especialista em ATM, com estudo da articulação da boca, músculos faciais, pescoço e cervicais, e da oclusão dentária. Além de ruídos na articulação mandibular, audível ou palpável à abertura da boca, verificam-se desvios na abertura da mandíbula.

Causas
São várias as causas deste problema:  traumas locais, processos que causam estresses articulares (amigdalectomia, intubação), atritos, bruxismo, má oclusão e por fim tem-se sugerido influência hormonal ou genética pela alta proporção de mulheres afetadas.

Avaliação
A avaliação da desordem pode ser feita através de exames clínicos, radiografias transcranianas, tomografias computadorizadas, sonografias, eletrognatografias e, com menor índice de radiação, a ressonância magnética.
 

Tratamento
O tratamento da patologia é multidisciplinar, exigindo a participação de odontólogos, médicos especialistas em otorrino, neurologia, ortopedistas, 
fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. Esta exigência dependerá do tipo e estágio da doença. Para o leigo, uma das melhores formas de percepção é o ruído ao abrir a boca e dores generalizadas na face, crânio e pescoço.




Dr. Najib representou Cascavel, a Odontologia da Unioeste e o Centro Integrado ATM no 1º Congresso Internacional de Odontologia Multidisciplinar da Universidade Católica do Paraguai.
Nesta ocasião, compartilhou sua experiência e conhecimentos como palestrante e referência na área de Oclusão e Disfunção da ATM.

Rua Fortaleza, 481 | Tel: 3225-2505 | Cascavel - PR
www.centrointegradoatm.com.br
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.