SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/09/2015
Você não precisa dormir com aparelhos para ronco o resto da vida

 SN - O que são implantes dentários?
Consultório - Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (geralmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso que fica abaixo da gengiva. 
 
SN - O implante é seguro?
Consultório - Sim. Se o paciente apresentar bom estado de saúde, ele estará apto para a reabilitação com implantes e os índices de sucesso são muito previsíveis. As próteses parciais e totais fixas instaladas sobre implantes não deslocam ou mudam de posição na boca, trazendo segurança e estabilidade total.
 
SN - E quanto aos enxertos ósseos: são sempre necessários? 
Consultório - Os enxertos ósseos são necessários quando não existe quantidade óssea suficiente para a reabilitação com implantes dentários. Tem-se buscado substitutos ósseos para diminuir a morbidade dos procedimentos cirúrgicos. Cada vez menos se utilizam enxertos ósseos a nível hospitalar. O objetivo principal é o bem-estar e conforto do paciente.


Você não precisa dormir com aparelhos para ronco o resto da vida

SN - Os aparelhos e dispositivos funcionam em relação aos distúrbios do sono?
Consultório - Funcionam, alguns aparelhos foram muito bem estudados, e foram desenvolvidos para contribuir com o diagnóstico e com o tratamento dos distúrbios do sono. 
 
SN - Qual seria a solução ideal para quem sofre com os distúrbios do sono?
Consultório - Tudo começa com uma minuciosa avaliação médica e odontológica, além de exames de imagens como as tomografias e as radiografias. Outro exame imprescindível é a polissonografia, que permite testar durante o sono os potenciais elétricos da atividade cerebral, os batimentos cardíacos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, dentre outros parâmetros. 
O que mais preocupa em relação aos distúrbios do sono é apneia e suas consequências. Essa síndrome é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, e influencia na qualidade de vida do indivíduo, podendo desencadear fadiga, com déficit de atenção, hipertensão arterial, cardiopatias, além de outras alterações. 
Com o “aparelho do ronco” ou com dispositivos intraorais, o paciente respira melhor. 
Quando corretamente indicada, a Cirurgia Ortognática, além de outros resultados funcionais, melhora a qualidade de vida do paciente em relação à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

SN - Cirurgia ortognática? Por quê? 
Consultório – A cirurgia Ortognática promove a movimentação das bases ósseas da mandíbula e da maxila, que interferem diretamente nas vias aéreas dos pacientes, possibilitando, na maioria dos casos, a solução do problema. Como consequência a utilização dos dispositivos diários, intra e extraorais, deixa de ser necessária.
A Cirurgia Ortognática tem alta previsibilidade, é segura e com baixas taxas de recidiva.
 
Especialista em Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial pela APCD - Bauru
Mestre em Periodontia pela USP - Bauru
Doutor em Implantodontia pela Unesp - Araçatuba
Coordenador dos cursos de Especialização em Implantodontia e Atualização em Cirurgia Oral da Uni-ABO - Cascavel-PR
Professor da Graduação e Residência em CTBMF da Unioeste - Cascavel-PR
Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Ortodontia, Prótese e Endodontia
CRO/PR 8057

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Unioeste - Cascavel-PR
Mestre e Doutorando em Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial pela PUC - Porto Alegre-RS
Professor da Graduação e Residência em CTBMF da Unioeste - Cascavel-PR
Professor da Uni-ABO - Cascavel-PR
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
CRO/PR 19439


Implantes Dentais • Enxertos Ósseos • Cirurgia Bucal • Cirurgia Ortognática • Traumatologia de Face • Odontologia do Sono 
Rua Maranhão, 789 - Centro Clínicas - Cascavel - PR | (45) 3225-2700
 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.