SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

15/05/2016
Encontro discute mortalidade neonatal no Paraná

A maior parte dos óbitos em crianças recém-nascidas ocorre no período neonatal precoce, que corresponde até o sexto dia após o nascimento. Cerca de um quarto dos casos de morte ocorrem ainda no primeiro dia de vida do bebê.
Na maioria dos casos, as mortes ocorrem devido as afecções perinatais, que são os problemas que a criança pode enfrentar para respirar e complicações de saúde antes, durante ou logo após o parto. Muitas vezes, causados por uma gestação de risco, nascimento prematuro, baixo peso e infecções. As afecções respondem atualmente por cerca de 60% das mortes infantis e 80% das mortes neonatais, além de ser a primeira causa de morte em menores de cinco anos.
Essas altas taxas poderiam ser evitadas, com medidas preventivas relacionadas ao acesso de um serviço de saúde de qualidade, que vai da assistência do pré-natal ao acompanhamento do recém-nascido. Para orientar os profissionais e acadêmicos sobre a importância desses cuidados, o campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu o III Encontro Multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste: Morbidade e Mortalidade Neonatal. O objetivo do evento foi de promover discussões, nos níveis interdisciplinares e multiprofissionais, sobre a incidência de problemas e a mortalidade neonatal, com apresentação de dados regionais.
Além disso, o encontro quer contribuir com orientações sobre o tratamento, com medidas que previnam a ocorrência de novas mortes, reduzindo as taxas de mortalidade infantil e alcançando melhores níveis de sobrevivência. No primeiro dia de evento, médicos especialistas apresentaram e colocaram em debate as taxas de mortalidade como uma epidemia no estado, quadros de reanimação neonatal, a importância do primeiro minuto de vida da criança e o acompanhamento do bebê prematuro de alto risco, durante o internamento e após a alta. No segundo dia, temáticas sobre como lidar com o luto da morte de um recém-nascido, na visão da mãe e da equipe médica foram colocadas em destaque, além dos cuidados durante o transporte de recém-nascidos.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.