SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

14/07/2015
Jornada de Oncologia AMP

Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias, ou tumores, benignas ou malignas, também estuda como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso. A especialidade foi escolhida como tema central da jornada científica promovida pela Associação Médica do Paraná, realizada no dia 20 de Junho, no ICAN (Instituto do Câncer de Toledo). O programa abrangeu assuntos oncológicos de diversas especialidades, como pneumologia, cirurgia torácica, ginecologia (mastologia), radiologia, gastroenterologia, além um módulo sobre emergências e complicações em oncologia (neutropenia febril, emergências cirúrgicas em oncologia, compressão medular, mucosite oral e sintomas mais comuns pós-quimioterapia), muito útil para a prática médica geral e de pronto-socorro.


Leonardo Michaelis Schimidt, Presidente da Associação Médica de Toledo
“Pelo menos uma, ou duas vezes por ano a Associação Médica de Toledo organiza encontros científicos com o objetivo de trocar experiências e promover atualização profissional. A Jornada de Oncologia é macrorregional (oeste e sudoeste paranaense), também, está sendo a primeira aqui em Toledo. Escolhemos essa temática porque o câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. No Brasil, só perde para doenças cardiovasculares ou causas externas. Sempre fui envolvido com a diretoria da AMT, assumi a presidência em outubro de 2014, estou muito contente com a quantidade de participantes nesse evento. É um trabalho muito gratificante!”


Carla Elisa Scherer, Hemato Oncologista, Ican Toledo
“Minha participação faz uma abordagem sobre os principais exames utilizados na detecção precoce do câncer de pulmão. Além dos raios-X de tórax e tomografia convencional, destaca-se a recente tomografia com baixa dose de radiação, relativamente segura aos pacientes e com qualidade de imagem superior. Como hematologista também falo quais são as medidas iniciais para cuidar do paciente com câncer de baixa imunidade, que desenvolve febre e precisa ser rapidamente atendido.”


Claudio Hayashi, anestesiologista, Toledo
“A medicina de Toledo só cresce. Somos uma classe unidade, somos fortes! Graças ao apoio da AMT e ao SINAM. Em nossa cidade temos mais de 40 mil usuários desse sistema. Quem não pode pagar por um plano de saúde e que precisa de atendimento médico, de especialistas, entre outras carências que o SUS demora em atender, pode contar com o SINAM. Estou participando desse encontro como expectador, pois reciclagem profissional é sempre importante, precisamos estar atualizados para atender cada vez melhor nossa população.


Vinícius Milani Budel, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Professor e responsável pelo serviço de mastologia da UFPR
“O Congresso Brasileiro de Mastologia teve 1.200 participantes e recebeu 12 palestrantes internacionais. Abordou diversos temas de oncologia clínica, cirurgia de reconstrução e novos testes genéticos que marcam quais são os fatores de risco aos pacientes que podem vir a ter câncer de mama e os riscos para aqueles que já têm câncer de mama, relativos ao prognóstico. Esses marcadores genéticos, também tem ajudado na definição dos melhores tratamentos, se necessita ser quimioterápico ou hormonal, por exemplo. Outra grande novidade foi do ponto de vista radioterápico, que abordou a importância da radioterapia intraoperatória, isto é, durante a cirurgia. Alguns professores fizeram simulações em bonecos, o equipamento de altíssima tecnologia precisa de treinamento para manipulá-lo, quem ficou com essa missão de nos ensinar foi o Doutor Maik Alvarado, da Califórnia. Outras técnicas de oncoplastia também foram simuladas. Os profissionais que palestraram tinham acabado de chegar da American Society of Clinical Oncology, maior evento de câncer do mundo. Por isso estou aqui hoje, para repassar aos colegas e acadêmicos todas essas novidades!”


Marcio Couto, Cardiologista, Cascavel
“Além de cardiologista, sou clínico geriátrico e no atendimento aos idosos tenho detectado/diagnosticado muitos pacientes com câncer, principalmente de abdômen. Sou formado há 32 anos, mas acredito que é fundamental manter-se atualizando. Estou aqui para aprender um pouco mais e também, para prestigiar colegas médicos de Cascavel, Toledo e região.”  


Fabrício Pavia Aguiar, oncologista, Toledo
“Dr. Fábio Scarpa me convidou para ajudar na organização do evento, prontamente aceitei o convite. Oncologia é um tema bastante atual, infelizmente, temos índice elevado de pessoas com câncer aqui na região oeste e em todo o Brasil. Por isso, preparamos uma programação não só para os oncologistas, mas que envolve todas as especialidades médicas e profissionais da área da saúde. Se todos estiverem preparados para identificar a doença, o paciente será encaminhado ao oncologista para tratamentos com maior agilidade, ou seja, o diagnóstico precoce pode salvar vidas.”


Daiana Fistarol e Lucas Zenni, acadêmicos de Medicina da FAG
“Temos três professores que palestram nesse evento. Oncologia é um tema bem atual, infelizmente o câncer está cada vez mais prevalente em nossa população, por isso temos que estar preparados para ajudar a combatê-lo. Estou muito contente em participar desse encontro, pois temos muito para aprender”, declara Daiana.
“Cascavel possui duas grandes referências em tratamentos oncológicos, a região oeste é muito bem atendida nessa área. Para nós acadêmicos termos acesso aos profissionais mais experientes é uma excelente oportunidade de aprendizado e interação”, afirma Lucas.


Rodrigo J. Barbosa, Oncologista Clínico, Maringá
“Gosto de participar desses encontros científicos, pois são essenciais para atualizar nossos conhecimentos. Também estou aqui para prestigiar os colegas da região e porque oncologia é um assunto vital.”


Diego Ferrasso Zuchi, Radiologista e Diretor clínico do Instituto de Radiologia I-RADE, Toledo
“Estamos apoiando essa jornada, porque a radiologia - estudo das imagens - é fundamental para auxiliar médicos e oncologistas tanto no diagnóstico, quanto nos tratamentos do câncer. Os exames radiológicos facilitam e contribuem para a escolha do tipo de intervenção e métodos que serão aplicados ao paciente.”


Auro Prochnau, Dermartologista, Toledo
“Estou aqui como ouvinte porque todas as áreas médicas, de alguma forma estão envolvidas com a oncologia. A dermatologia, em especial, contribui muito nos tratamentos de câncer de pele, principalmente melanoma, que tem grandes chances de se tornar uma metástase e até levar a óbito.”


Dr. Fábio Scarpa, Vice-Presidente AMP Sudoeste
“Gostaria de agradecer aos palestrantes convidados, que nos abrilhantaram com suas aulas, e a todos os que compareceram à Jornada, especialmente aos colegas e estudantes de Toledo e Cascavel, que tornaram este evento um absoluto sucesso. Todas as vagas foram preenchidas e o auditório ficou lotado até o final da tarde, o que mostrou o grande interesse científico dos presentes em atualizar-se nos temas propostos.”
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.