SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/11/2019
Ligas Acadêmicas promovem o I Simpósio de Otorrinolaringologia e Oftalmologia

As Ligas Acadêmicas de Otorrinolaringologia e Oftalmologia do Centro Universitário FAG promoveram nos dias 13 e 14 de setembro o I Simpósio de Otorrinolaringologia e Oftalmologia. O evento recebeu alunos de Medicina de outras instituições de ensino, que aproveitaram a ocasião para aprimorar conhecimentos científicos.
De acordo com a médica do sono, Dra. Carolina Ferraz de Paula Soares, professora de otorrinolaringologia e uma das organizadoras do encontro científico, “a iniciativa do simpósio partiu dos próprios acadêmicos com o objetivo de aprofundar os conhecimentos nestas duas especialidades, que são bem específicas e possuem muitas particularidades. Como professora e médica, fico feliz em ver os alunos que ainda não cursaram a disciplina de otorrinolaringologia interessados em saber mais sobre essa especialidade”.
O otorrinolaringologista, Dr. André Pinto Montenegro, também foi um dos palestrantes do simpósio. Na ocasião, ele abordou os novos tratamentos para rinossinusites. “Por meio de encontros científicos como este, os acadêmicos de Medicina vão mantendo contato com assuntos mais específicos e avançados. Eles percebem que o estudo não acaba na sala de aula e que a cada congresso, simpósio que participamos, abrimos novos horizontes para a pesquisa, para o trabalho e para o aprendizado”.
Por sua vez, o médico otorrinolaringologista, Dr. Felipe Horst, falou sobre guidelines no tratamento de rinite alérgica. “Minha contribuição neste simpósio foi orientar nossos colegas de profissão sobre como poderão agir, futuramente, para tratar um paciente com rinite alérgica. Encontros como este são de extrema importância, pois fortalecem o ensino e estimulam os estudantes a se manterem em constante atualização”.
A programação do encontro científico seguiu na manhã seguinte com as palestras: Catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo, com o Dr. André Himauri; Diabetes Melitus x Cegueira: como os vasos sanguíneos da retina são atingidos pela hiperglicemia?, com o Dr. Abenor Moreira Minaré; Degeneração macular: principal causa de perda visual após os 50 anos, com o Dr. Danilo Micheletto; Urgências e emergências oftalmológicas: como manejar?, com o Dr. Roberto Machado; e Olho Vermelho. E agora?, com o Dr. Ramon Hallal.
As ligas acadêmicas de Otorrinolaringologia e Oftalmologia do Centro Universitário FAG pertencem ao Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA), departamento responsável por intermediar a relação entre alunos e corpo docente e promover atividades de interesse do curso de Medicina.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.