SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/11/2019
Especialistas do Brasil marcam presença na III Jornada de Urologia e Nefrologia Pediátrica

Em 11 e 12 de outubro de 2019, aconteceu em Cascavel a III Jornada de Urologia e Nefrologia Pediátrica, promovida pela Master Clínica, em parceria com a Renalclin – clínica do Rim e Hospital São Lucas (FAG). O evento é reconhecido pelo alto nível da programação e por aproximar palestrantes, acadêmicos, pediatras, cirurgiões pediátricos e urologistas, que têm a oportunidade de discutir a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado das principais patologias nefrológicas e urológicas infantis.
No primeiro dia do evento ocorreu o workshop de cirurgias urológicas, com transmissão simultânea para o anfiteatro, onde se encontravam os participantes.
Uma das cirurgias foi realizada pelo cirurgião pediátrico Dr. Antônio Carlos Moreira Amarante, que tem dedicado seus últimos 30 anos para a urologia pediátrica. Dr. Amarante é chefe do Departamento de Urologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba/PR, com mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aperfeiçoamento em Cirurgia Pediátrica pela Alder Hey Children’s Hospital.
No decorrer da programação, também ocorreram palestras sobre diversos temas relacionados à nefrologia e urologia pediátrica, como hipertensão arterial sistêmica na infância, litíase renal, hidronefrose antenatal, hérnias inguinais, criptorquidia, fimose e hipospátia, enurese noturna e exames de imagem na urologia infantil (ultrassonografia e uretrocistografia miccional).
A Dra. Karen Previdi Olandoski, nefrologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), também marcou presença no encontro. Ela abordou a importância do diagnóstico e tratamento precoce da Infecção do Trato Urinário (ITU) na Infância, enfatizando a prevalência de 5% dos lactentes entre 2 e 24 meses com quadro febril sem foco infeccioso aparente apresentarem ITU e sobre o risco de desenvolverem uma lesão renal decorrente da ITU.
Também ministraram palestras os médicos: Dra. Mariana Araújo Barbosa Tanaka e Dr. Renato Sposito Corrêa, nefrologistas pediátricos; Dra. Carolina Talini, cirurgiã pediátrica; Dr. Alex Sato Tanaka e Dr. Gustavo Marconi C. Martins, urologistas pediátricos; e Dr. Fabiano Emori, radiologista.





Dr. Milton Tatsuo Tanaka,
urologista fundador da Master Clínica e um dos organizadores do evento: “A urologia e a nefrologia pediátrica são subespecialidades ainda pouco divulgadas e os cursos ajudam a torná-las conhecidas. Cascavel já é um centro de referência na saúde e nosso objetivo é que no futuro a cidade se transforme em um polo de atendimento infantil com a realização de cirurgias de alta complexidade e demais tratamentos também nestas duas áreas”.







Dra. Mariana Araújo Barbosa Tanaka,
nefrologista pediátrica: “A jornada foi um momento de muito aprendizado e experiências compartilhadas. Nessa terceira edição, apresentamos um maior número de profissionais especialistas em nefrologia pediátrica, cirurgia e urologia infantil e radiologia; e encerramos o evento com muitas trocas positivas para cuidar cada vez melhor dos nossos pacientes”.





Dr. Antônio Carlos Moreira Amarante,
cirurgião pediátrico: “A cirurgia pediátrica e urologia pediátrica são especialidades pequenas, mas que têm grande impacto na vida de muitas crianças. As incidências das doenças urológicas não são muito altas, mas quando ocorrem, caso não sejam tratadas adequadamente, podem deixar sequelas que depois vão se transformar em outras mais graves ou até levar ao transplante renal. Além disso, nesta especialidade trabalhamos muito com a cirurgia reconstrutiva, ou seja, a correção de defeitos congênitos. Então, é importante divulgar a especialidade para despertar o interesse dos acadêmicos por ela. Quanto mais profissionais estiverem atuando na mesma área, melhor será o nível de atendimento oferecido à população”.




Dra. Carolina Talini,
cirurgiã pediátrica: “A Jornada é muito importante tanto para área da cirurgia pediátrica quanto para as áreas de urologia e nefrologia pediátrica, e sobretudo é um evento científico essencial para Cascavel se consolidar como um centro de tratamento de complicações do trato urinário. Tratando-se especificamente do encontro, destaco a transmissão das cirurgias ao vivo, a tecnologia e estrutura disponibilizada. Tudo isso aumenta ainda mais a credibilidade da nossa cidade”.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.