SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/11/2019
Mais Saúde: todos juntos contra a obesidade

A Organização Mundial da Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção feita pela OMS para 2025 é que aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.
No Brasil, os casos de obesidade vêm crescendo. Dados levantados pelo Ministério da Saúde para a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas mostram que 55,7% da população brasileira está com Índice de Massa Corporal (IMC) acima do número considerado normal pela OMS.
Apesar do aumento nos índices de sobrepeso e obesidade, os brasileiros estão conscientes sobre essa situação preocupante e, de maneira geral, buscam alternativas para combater essa doença crônica. Prova disso é a mudança dos hábitos alimentares e a prática recorrente de exercícios físicos entre a população.
Iniciativas como a 4ª edição do “Mais Saúde: Todos Juntos Contra a Obesidade”, realizada no dia 28 de setembro no Centro Esportivo Ciro Nardi, são exemplos de ações que impulsionam as pessoas a buscarem informações para ter uma vida mais saudável. Na ocasião, foram disponibilizados à população serviços de saúde - como teste de glicemia e aferição de pressão -, recreação, atividades físicas e culturais e orientações sobre a saúde em geral.
O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Grupo de Atenção à Obesidade (GAO) e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, e teve como finalidade conscientizar a população sobre a obesidade, além de demonstrar a realidade de pacientes que vivem com este problema.


A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou a Lei nº 7.012 de 09 de julho de 2019, de autoria do vereador Serginho Ribeiro (PDT) e sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, a qual institui no Calendário Oficial de Eventos de Cascavel o evento “Mais Saúde: Todos Juntos Contra a Obesidade”, realizado tradicionalmente no mês de setembro de cada ano. Na oportunidade, o vereador Serginho entregou a placa que oficializa a iniciativa ao médico Dr. Allan Cezar Faria Araújo.


Doutor Allan Cezar Faria Araújo, coordenador do evento: “A prevenção começa desde a infância, quando a criança opta por realizar uma atividade de lazer mais saudável, como uma caminhada, ao invés de uma atividade sedentária; e ao inserir na alimentação o consumo de frutas, legumes e vegetais. Essas medidas servirão para prevenir que a criança chegue à vida adulta com doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, problemas de mobilidade e transtornos psicológicos”. 



Noris Silva Marques, psicóloga e membro fundador do GAO (Grupo de Atenção à Obesidade): “A obesidade é uma doença multifatorial, por isso exige o acompanhamento de um grupo de profissionais, entre eles a psicóloga, que trata a obesidade como um transtorno ou reflexo de um determinado estado mental onde o paciente possa vir a enfrentar. O tratamento psicológico é feito em longo prazo. Não é como em um passe de mágica. É necessário que a pessoa esteja disposta a emagrecer e comece a fazer um tratamento acompanhado por diversos profissionais qualificados”.

Fonte: ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.