SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/11/2019
OAB lança a campanha “Que ninguém sinta a tristeza de envelhecer sozinho”

A expressão “jovem há mais tempo” nunca fez tanto sentido para as pessoas que chegam à terceira idade com vigor, vivacidade e felicidade para dar e vender. Ao mesmo tempo em que são testemunhas de muitas histórias, querem desfrutar da vida, colecionando experiências o máximo possível. No entanto, complicações como doenças e solidão podem atrapalhar esse plano. É quando nos perguntamos: é possível envelhecer com saúde?
Para responder esse questionamento, a Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Cascavel promoveu na tarde do dia 10 de outubro o “3º Encontro de Direito dos Idosos e Qualidade de Vida na Terceira Idade”. A ação, alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro), aconteceu no Centro de Convivência da OAB e reuniu aproximadamente 250 pessoas. Durante a tarde foram realizadas atividades como exercícios de alongamento e ioga. No entanto, o ponto alto do evento foi o lançamento da campanha “Que ninguém sinta a tristeza de envelhecer sozinho”, contra o abandono afetivo do idoso. Os organizadores do encontro exibiram um vídeo com relatos emocionantes de idosos que já passaram por essa situação. O material foi produzido no Abrigo São Vicente de Paula, em Cascavel, e chamou a atenção do público para a necessidade de combater esta realidade.



Dr. Marcelo Alessandro Rebecca, nutrólogo e palestrante -
“A iniciativa de reunir a melhor idade em uma ocasião que discute a saúde, os direitos e o bem-estar dos idosos é de fundamental importância, pois o público precisa ser instruído de como cuidar da saúde e de quais atividades cognitivas realizar para manter-se ativo. Envelhecer com saúde é fundamental para a qualidade de vida e para isso, é preciso ter uma rotina com alimentação saudável, rica em antioxidantes e praticar atividades físicas. Os exercícios mantêm a massa muscular, a massa óssea, regulam os níveis hormonais, entre outros benefícios”.





Iraci Oldoni, psicóloga -
“Momentos assim são oportunidades para que as pessoas que estão enfrentando o processo de envelhecimento tornem-se mais ativas em seu cotidiano. Os encontros fazem com que elas saiam de casa, deixem de lado a rotina e se socializem com outras pessoas geralmente da mesma idade. Com isso, elas podem avaliar se estão bem ou se necessitam de mudanças para que não se sintam sozinhas e melhorem sua qualidade de vida”.






Inês Glinglani de Souza, pensionista e artesã -
“Estou seguindo uma dieta e já percebo a perda de medidas e peso. Essa atitude está refletindo em minha qualidade de vida. Para manter a mente e o corpo sempre ativos, procuro cuidar de minhas hortaliças e plantas, costurar e fazer hidroginástica. Agora que comecei, não posso parar, pois o meu corpo enferruja”.






Maria Fernanda Macanhão, presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB / Cascavel -
“Preparamos este evento pensando na valorização do idoso, pois eles já enfrentaram muitas situações complicadas ao longo da vida. Hoje, os jovens que fazem parte da Comissão de Direito do Idoso da OAB/Cascavel arregaçaram as mangas para oferecer aos participantes uma tarde agradável com sorteios de prêmios, atividades de lazer, bem-estar, descontração e conhecimento, além de um momento de socialização com outras pessoas”.



Abandonar idoso é crime! 
Art. 98 da Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso)
Pena: detenção de 6 meses a 3 anos e multa.
Denuncie!


 
Confira o vídeo da campanha!

Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.