SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

14/07/2015
Especialistas do Brasil e exterior debateram o desenvolvimento positivo da adolescência

Congresso que discutiu a temática foi promovido em junho pela Sociedade Paranaense de Pediatria

“Promoção do Desenvolvimento Positivo na Adolescência” foi o tema principal durante a realização do III Congresso Paranaense de Pediatria nos dias 19 e 20 de junho, em Curitiba. O evento foi promovido pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) e contou com especialistas do exterior e de diferentes regiões do país. Os convidados internacionais que compareceram na sede da SPP na capital foram os PhDs Jonathan Bruce Santo, da Universidade de Nebraska e Anne Petersen, da Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos.
A presidente do Departamento Científico de Adolescência da SPP, Dra.  Beatriz Elizabeth Bagatin Bermudez, destacou na ocasião que profissionais da saúde e da educação podem engrandecer as esperanças em relação ao futuro da adolescência. Ela ressaltou ainda que o evento ocorreu com esta finalidade, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação na grade de programação e na plateia. 
Dra. Beatriz também lembrou o debate sobre a diminuição da maioridade penal no Brasil, e que muitas notícias da mídia tratam dos problemas, mas não da construção e discussão de ideias que promovam a edificação de um futuro melhor. Na visão da psicóloga clínica Elza Artigas, o Congresso teve como objetivo principal a resolução de problemas durante a adolescência. “Permite a amplitude de pensamento, uma política mais ampla e abrangente, com uma perspectiva para daqui a dez anos”, afirmou. 
Na manhã do dia 19, durante a apresentação da palestra “Promovendo o desenvolvimento positivo do adolescente: perspectivas globais”, Anne Petersen, da Universidade de Michigan, destacou a importância de intervenções políticas e programas relacionados ao desenvolvimento saudável da adolescência. Assim como Dra. Beatriz, Petersen também tratou da comunicação e mídia global na cobertura da ênfase da temática. 
Também no primeiro dia do III Congresso Paranaense de Pediatria, Jonathan Bruce Santo ministrou a palestra “Diga-me com quem andas: amizades e desenvolvimento do adolescente”. Sobre a realização do evento, Jonathan enfatizou a importância de profissionais acadêmicos compartilharem ideias e opiniões focados na preocupação com a adolescência. 
Participaram também do evento Silvia H. Koller, psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o psicólogo Josafá Cunha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a psicóloga Lucia Isabel da Conceição Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA); as pediatras Isabel Bouzas e Evelyn Eisenstein, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o psiquiatra José Belisário Filho, do Instituto Qualia de Minas Gerais e Sérgio Felipe de Oliveira, da Faculdade de Medicina da USP. 

Fonte: Rafael Adamowski – Assessoria de Imprensa SPP / Crédito fotos: Rafael Adamowski
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.