SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/09/2019
Curso de Angiologia e Cirurgia Vascular atualiza conhecimentos de profissionais e acadêmicos

Estudantes e profissionais alinham técnica e prática em curso de atualização

O Instituto Vascular, em parceria com as Ligas Acadêmicas de Angiologia e Cirurgia Vascular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Centro Universitário FAG, promoveu nos dias 23 e 24 de agosto a 4ª edição do Curso de Atualização em Angiologia e Cirurgia Vascular, no auditório do Hospital Gênesis, em Cascavel. O encontro científico reuniu estudantes de medicina e profissionais da área, que debateram sobre a prevenção e o diagnóstico das principais doenças do sistema vascular, bem como os avanços de novas tecnologias em procedimentos.
Os temas abordados durante os dois dias foram: vasculites, trombose venosa em pacientes com câncer, diagnóstico de úlceras, varizes, aneurismas, doença arterial periférica, entre outros assuntos. Os médicos Dr. Marcio Augusto Nogueira, Dr. Marcio Jachetti Maciel, Dr. Ricardo Araújo, Dr. Americo Kawai, Dr. Rafael Mendes Moroni, Dr. Reginaldo Andrade, Dr. Carlos Schreiner, Dr. Antonio Trigo Rocha e Dr. Ricardo Araújo compartilharam os seus conhecimentos com os participantes do evento.
Após o encerramento do Curso de Atualização de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Jeferson Freitas Toregeani coordenou o II Curso de Punções Ecoguiadas, no laboratório de habilidades do Hospital São Lucas. Os participantes receberam orientações sobre punções vasculares, princípios básicos, materiais comumente utilizados, além de noções de ultrassonografia e treinamento com punção em moldes de gelatina (hands on). Neste curso, os alunos também aprendem a posicionar corretamente o paciente, a escolher a melhor veia para instalar um acesso venoso e, também, a executar a sequência correta para um procedimento de sucesso.



Dr. Ricardo Araújo

O papel da cirurgia vascular em outras especialidades

“O curso serve para atualizar tanto os acadêmicos como os médicos sobre as mudanças que acontecem de um ano para o outro na área, as quais influenciam diretamente no atendimento dos pacientes. Se você não renova seus conceitos, ficando desatualizado, você corre o risco de oferecer uma conduta inadequada para um paciente. Este curso é uma programação extracurricular, dividido em momentos de teoria e prática. Nas atividades teóricas, os alunos podem aprofundar o seu conhecimento com novos conceitos e rever tantos outros, bem como esclarecer dúvidas com os médicos palestrantes. Na parte prática, os participantes têm a oportunidade de manusear materiais e realizar procedimentos em um simulador como se estivessem em uma cirurgia real, para terem noção do que irão encontrar no decorrer da profissão.”


Dr. Marcio Jachetti Maciel

Tromboembolismo venoso em pacientes oncológicos
“Vivemos em uma era onde as informações são muito plurais, diversificadas; e estão sempre disponíveis. Devido a isso, algumas especialidades acabam se distanciando umas das outras. É impossível acompanhar todas as vertentes do conhecimento. Por isso, ocasiões de aprendizado como essa, de caráter multidisciplinar, são oportunidades de disseminar a informação entre a classe médica, acadêmicos e demais profissionais da saúde.”





Dr. Antonio Trigo

Doença arterial periférica

“Este evento é geralmente mais voltado para a formação acadêmica. Cascavel é um grande polo de saúde e centro de ensino superior. Atualmente nossa cidade conta com aproximadamente mil estudantes de medicina e no futuro esse número pode chegar a 1.500 alunos. Daí a importância de promover o curso para reforçar e atualizar o conhecimento dos alunos nas áreas de angiologia e cirurgia vascular. A cada edição procuramos inovar, apresentando principalmente as novas tecnologias, que hoje evoluem em um ritmo muito mais rápido do que antigamente.”



Daniela Hilgert Grisi

Acadêmica do 5º período do curso de medicina da FAG
“É a primeira vez que participo deste curso. Quando recebemos o convite do Dr. Jeferson, aceitamos de imediato, pois a medicina vive em constante atualização. Para nós, alunos, é fundamental conhecer e dominar novas ferramentas para atender e prestar um bom suporte ao paciente. Espero conseguir agregar mais conhecimento com conteúdos e situações que contribuem para o tratamento de doenças corriqueiras e o atendimento no pronto-socorro.”






Dr. Marcio Augusto Nogueira

Vasculites

“Qualquer complementação de estudo é de extrema importância tanto para a classe médica quanto para a comunidade acadêmica, pois possibilita a troca de experiências, que é sempre bem-vinda. Minha participação neste encontro teve como enfoque a formação dos estudantes, para que durante a atuação profissional, eles saibam solicitar os exames corretos, fazer os diagnósticos e encaminhar os casos de maneira adequada.”




Dr. Jeferson Freitas Toregeani

Diagnóstico Diferencial das úlceras de membros inferiores
“O diagnóstico diferencial das úlceras dos membros inferiores é um tema muito importante para o médico em formação, pois permite o diagnóstico das principais doenças que levam ao aparecimento das úlceras, que são feridas que podem ocorrer em qualquer lugar no corpo, principalmente nas pernas. São causas comuns de úlceras nos membros inferiores: a insuficiência venosa, a insuficiência arterial, o diabetes, as vasculites, as parasitoses (leishmaniose) e os traumas, entre outros. Aprender a diagnosticar corretamente uma úlcera permite que o tratamento seja direcionado de forma correta e, consequentemente, a cicatrização ocorre mais rapidamente e os sintomas desagradáveis são melhor controlados, especialmente a dor, que é um dos fatores mais importantes quando uma pessoa é acometida por esta doença.”
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.