SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

20/07/2019
I Jornada Oeste Paranaense de Pediatria e Adolescência

Evento promovido pela Liga Médico-acadêmica de Pediatria da UNIOESTE


Membros da LIPED no ano de 2019, organizadores da I JOPPA

LIPED (Liga Médico-acadêmica de Pediatria da UNIOESTE)
 
A LIPED foi fundada em 2013, atualmente conta com 25 acadêmicos do curso de medicina da UNIOESTE-Campus Cascavel e desde então promove atividades acadêmicas de ensino e pesquisa visando o aprimoramento dos graduandos em medicina, além de atividades de prevenção em saúde na comunidade cascavelense.
 
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes, acadêmica do 2º ano de medicina
 
A I JOPPA foi uma oportunidade para que os acadêmicos dos cursos da saúde de Cascavel e região aprofundassem seus conhecimentos em pediatria, compreendendo como a prática médica se aplica em casos clínicos que envolvem crianças e adolescentes. Além disso, o evento contou com profissionais experientes e competentes, o que foi determinante para que entendêssemos um pouco sobre pediatria e como ela se aplica a diferentes áreas da medicina - como a ortopedia, a psiquiatria e a dermatologia.
 
Giorgia Padilha Fontanella, acadêmica do 4º ano de medicina, presidente da LIPED 
 
A realização da I Jornada Oeste Paranaense de Pediatria e Adolescência foi possível pela dedicação dos ligantes e do nosso coordenador Dr. Marcos Cristovam, seguindo o padrão de sucesso fomentado pelas Jornadas Acadêmicas realizadas pela LIPED em anos anteriores. As aulas ministradas foram de grande excelência e contribuíram para o conhecimento dos participantes e para a arrecadação de fundos para a publicação dos protocolos do setor de pediatria do HUOP.
 
Luísa Manfredin Vila, acadêmica do 4º ano de medicina, membro da LIPED 
 
A I JOPPA foi extremamente proveitosa, visto que entramos em contato com conteúdos que não seriam ministrados durante a graduação, como por exemplo acne na adolescência, os impactos do trabalho infantil na saúde, além das consequências do abuso sexual no desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente. Desse modo, fomos instigados a nos aprofundarmos em tais assuntos contribuindo com nossa formação em pediatria.
 
Patrick Fontes Rodrigues, acadêmico do 6º ano de medicina, ex-ligante da LIPED
 
Participei da LIPED desde o primeiro ano do curso de graduação, entrei no segundo processo seletivo da Liga. Fiquei muito feliz em poder participar e conhecer um pouco da pediatria já no início da vida acadêmica e durante 5 anos como ligante foi de grande valia, conhecimento e aprendizado. A LIPED participa de todos os pilares de uma universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. A I JOPPA é uma dessas atividades e ter participado como ouvinte foi além de proveitoso, uma forma de prestigiar a liga que já fez tanto pela minha formação.
 
Dra. Fernanda Secchi de Lima, médica residente de pediatria do 1º ano do HUOP 
 
A realização de eventos como a I JOPPA é fundamental para o crescimento acadêmico e médico. Eventos como esse possibilitam a expansão e atualização do conhecimento necessário para o exercício da medicina, sem precisar se deslocar para grandes centros para ter palestras com especialistas de alta qualidade. Eu participei da LIPED ao longo da graduação, e desde então a Liga tem realizado eventos que contribuem para a formação médica, com temas atualizados e pertinentes para o exercício da profissão.
 
Dr. Marcos Antonio da Silva Cristovam - coordenador da LIPED, professor assistente de pediatria do curso de medicina da UNIOESTE
 
Jornadas como esta visam aprimorar e atualizar os conhecimentos na área de pediatria e especialidades pediátricas. Neste ano, os temas apresentados foram inéditos, visando principalmente os transtornos mentais que afetam crianças e adolescentes, além de palestras sobre os aspectos clínicos do trabalho infantil, abuso infantil, acne na adolescência, além de outros temas de relevância na prática pediátrica cotidiana. Tivemos palestras de médicos especialistas e psicólogo. Houve participação não só de acadêmicos mas também de profissionais que visavam atualização pediátrica.
 
Dra. Daniele Bonatto - médica dermatologista, ministrou palestra sobre “Acne na Adolescência”
 
A acne acomete em média 80% dos adolescentes, portanto abordar o tema é extremamente relevante, devido à frequência em nossa prática clínica! Nessa palestra, também foi salientado o impacto psicossocial da acne e como o tratamento precoce pode auxiliar na melhora da autoestima dos pacientes.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.