SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

14/07/2015
X Encop e III Jornada Oeste da Sociedade Paranaense de Cardiologia

Interação e conhecimento

A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promoveu, 26 e 27 de junho, o X Encop e a III Jornada Oeste da SPC. A programação foi dividida em duas mini conferências, uma sobre atualização em diabetes e outra com o tema hipertensão arterial sistêmica: métodos e diagnósticos. Já o colóquio destacou o assunto de cardiometabolismo, enquanto a mesa redonda e o caso clínico ressaltaram a importância da prevenção cardiovascular. O evento contou com o apoio da Associação Médica de Cascavel (AMC) e do Departamento de Cardiologia da entidade. O ponto de encontro foi o Hotel Copas Verdes. Estiveram presentes palestrantes, cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, endocrinologistas, ginecologistas e acadêmicos de medicina. Na ocasião, o Departamento de Cardiologia da AMC prestou homenagem a Dra. Aparecida Leny Di Cicco Souza. A entidade reconheceu sua atuação e profissionalismo desses 45 anos de contribuição para o desenvolvimento da Cardiologia de Cascavel e região oeste.


João Renato Dias dos Santos, Presidente do Departamento de Cardiologia da AMC
“No começo da carreira eu me dedicava mais aos plantões e trabalho. Hoje vivo uma nova fase em que posso me dedicar à produção científica, que por sinal é muito prazerosa. A área de cardiologia de Cascavel está bem evoluída, tem tanta qualidade quanto os grandes centros. Temos duas faculdades com curso de medicina, por isso as jornadas têm uma linguagem voltada aos acadêmicos. Aliás, é uma honra saber que minha filha está entre eles, será uma futura médica. Quanto ao tema do encontro as alterações metabólicas prejudicam o organismo causando diversas doenças: diabetes, colesterol alto, aumento dos triglicerídeos, ácido úrico elevado, entre outras alterações que levam a um estado inflamatório geral do organismo e repercutem diretamente no funcionamento do coração. A formação de placas de gordura nas coronárias, por exemplo, pode provocar infarto, derrame cerebral, obstrução de uma artéria renal, etc.” 


Luiza Hyppolito dos Santos, acadêmica de medicina, Unioeste
“Estou no primeiro ano de medicina, estou gostando bastante! É meu primeiro congresso, quero participar de muitos para ir acostumando com a linguagem médica e com a profissão! Acredito que esses encontros também sejam importantes para agregar conhecimento.” 


Robson Nomeline, Cardiologista

“Atualizações são importantes, pois sempre trazem as últimas novidades dentro de cada especialidade. Os palestrantes de hoje são muito experientes e têm muito a contribuir. Pelo atual perfil de alimentação e obesidade que o mundo vive, o assunto de cardiometabolismo vem bem a calhar.”


Alcirley de Almeida, Cardiologista
“A cada dia o Encop e a Jornada Oeste da Sociedade Paranaense de Cardiologia, crescem. Isso mostra que a cardiologia cascavelense está sempre preocupada com a saúde da nossa população. Para os mais experientes o encontro é uma reciclagem, para os acadêmicos representa uma grande oportunidade de aprender e interagir. A programação está ótima, ressalta a importância de prevenir as alterações metabólicas que afetam não só o coração, mas qualidade de vida como um todo.” 


Tufi Dippe Júnior, Palestrante, Curitiba
“Os estudos epidemiológicos da hipertensão arterial são variáveis, mas a média de prevalência é de 30 % na idade adulta e de 50% na população acima de 60 anos. A hipertensão também é o principal fator de risco cardiovascular na incidência de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca. Devido à importância do assunto, retrato os métodos diagnósticos junto aos colegas.” 


Osni Moreira Filho, Presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Curitiba
“A SPC existe para prestar serviço aos médicos e difundir informações. A ciência é muito ampla, temos consciência que não conseguimos aprender ou ensinar tudo em uma sala de aula, por isso as jornadas são uma excelente ferramenta para discussões mais aprofundadas. Escolhemos retratar a parte de cardiometabolismo porque envolvem as questões de glicose, gorduras, determinadas glândulas, entre outros fatores ligados diretamente às doenças do coração. Em outras palavras, quando uma pessoa sofre distorções no metabolismo, como a obesidade, as doenças cardiovasculares se tornam mais frequentes.” 


José Fernando Carvalho Martins, Cardiologista
“A Sociedade Paranaense de Cardiologia reúne cardiologistas de alto nível de Cascavel e de todo o estado. Esse trabalho de reciclagem profissional é importante tanto para nós (médicos mais experientes) quanto para os futuros médicos aqui presentes. Tenho 40 anos de profissão, acompanhei a evolução da medicina em geral, temos que ensinar os acadêmicos os fundamentos da medicina, e acima de tudo, como serem bons médicos.” 


João Madeira Neto, Cirurgião Cardiovascular
“Esse encontro é fundamental, na abertura ouvimos uma mini conferência com a Doutora Ângela, endocrinologista, sobre diabetes, um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares. Cardiometabolismo é uma discussão ampla que envolve outras especialidades. Esse elo multidisciplinar facilita o diagnóstico, aumenta a taxa de sucesso dos tratamentos e também contribui para ações preventivas. Estou contente com o número de alunos presentes na jornada e quantidade de colegas mais experientes, essa troca de conhecimentos só enriquece a medicina cascavelense.”


Luiz Amélio Burgarelli, Presidente Associação Médica Cascavel
“O Encop surgiu por meio do departamento de cardiologia da Associação Médica de Cascavel. Quero saudar o novo presidente do departamento Dr. João Renato pela organização do evento. Ressalto que os departamentos de cardiologia e pediatria são os únicos efetivamente ativos da AMC. Estamos muito contentes com a participação expressiva dos universitários. Aproveito para dar os Parabéns à Doutora Aparecida, homenageada da jornada. Ela foi a primeira mulher cardiologista de Cascavel. Sua dedicação e experiência contribuíram para o avanço da cardiologia oeste paranaense.” 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.