SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

15/11/2018
Saúde e direito dos idosos

Envelhecer é um processo natural e inevitável. Apesar de todos os receios e crenças acerca da velhice, é a idade mais equilibrada e experiente, sendo que, atualmente, muitos idosos buscam estar ativos e participativos na sociedade, preservando sua saúde e autoestima. Além disso, também desejam informar-se sobre seus direitos como cidadão da terceira idade. Para ressaltar as particularidades dessa fase e comemorar o Dia do Idoso, 1 de outubro, a Comissão do Direito do Idoso promoveu o “2º Encontro Direito dos Idosos e Qualidade de Vida na Terceira Idade”. O evento ocorreu no dia 10 de outubro e lotou o auditório da sede da OAB Cascavel. Foram realizadas quatro palestras com espaço para questionamentos e conversas construtivas sobre longevidade, bem-estar, direitos e saúde.


Maria Lourdes Menon Schram
Voluntária do Conselho Estadual do Direito dos Idosos

“Quando chegamos nesta etapa linda que é a terceira idade, não podemos nos acomodar. Nesse momento temos que lutar por nossos direitos, pois construímos uma história e devemos continuar sonhando. Isso nos dá mais saúde e vontade de viver, mesmo sabendo que o corpo envelhece e cria rugas. Nossa jovialidade está em nosso pensamento que é uma grande parte da nossa existência, ou seja, por dentro temos que ser sempre jovens.”


 
André Keijy Kajumira
Médico Oncologista

“Falei sobre questões preventivas em relação aos idosos, que devem se manter atentos aos cuidados com a saúde, além de expor informações sobre o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer e a manifestação de sintomas. Enfatizei ainda, a importância de hábitos saudáveis: evitar o tabagismo, alimentação adequada, prática de exercícios físicos, entre outros.”


Eliane Deola
Advogada

“Abordei em minha palestra as principais dificuldades que os idosos encontram na concessão de benefícios, aposentadoria, BPC e auxílio doença, entre outros. Também falei sobre o adicional de 25% que foi estendido a outros benefícios, além de tirar dúvidas e prestar as orientações necessárias sobre o assunto. Enfatizamos ainda, a importância de manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único e não esquecer a prova de vida, que deve ser feita anualmente, para evitar transtornos no recebimento de seus benefícios.”


 
Iraci Oldoni
Psicóloga
“Os idosos precisam estar cientes o quão importante é a manutenção da saúde mental e o quanto isso interfere na qualidade de vida. Muitos acreditam que na terceira idade não há mais perspectivas para realizar determinadas atividades, mas esse período deve ser aproveitado ao máximo. A psicologia contribui significativamente nesse sentido, utilizando recursos como a terapia clínica em consultório com sessões semanais, dependendo da necessidade, além da psicoterapia individual ou em grupo. A família também é outro ponto primordial que precisa estar presente na vida desse idoso, compreendendo e respeitando as especificidades dessa fase.”
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.