SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

15/11/2018
Hematologia é tema de simpósio

Primeiro simpósio da área foi promovido por Liga Acadêmica de Hematologia em Cascavel

A hematologia é a especialidade médica voltada ao estudo do sangue e tem como objetivo conhecer todos os elementos que o constituem como as hemácias, leucócitos e plaquetas, além de estudar como são produzidos e em quais órgãos, incluindo a medula óssea, baço e linfonodos. Também investiga, analisa e trata as doenças que envolvem este tecido líquido.
Os médicos que se especializam nessa área e avaliam os exames são os hematologistas, sendo que existem diversas patologias que envolvem o sangue como anemia, hemofilia e leucemia, por exemplo. Dessa maneira, a Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEM) e o Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA) do Centro Fag, convidaram diversos especialistas em hematologia e áreas correlatas para realizarem o I Simpósio de Hematologia. O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, a fim de tratar sobre temas da especialidade e discutir algumas dessas doenças.
O Simpósio iniciou com o Dr. Reginaldo José Andrade apresentando a palestra “Trombofilias: um panorama geral e diagnóstico”, seguido pelo Dr. Jeferson Toregeani com o assunto “Trombofilias Adquiridas: aplicações na angiologia”. Enquanto Dra. Ana Paula Adame falou sobre a “Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide” e o Dr. Wener Augusto da Silva sobre “Diagnóstico Diferencial das Doenças Mieloproliferativas Crônicas”.
No segundo dia, o tema “Procedimentos em Imunohematologia” foi ministrado pelo Dr. Reginaldo José Andrade. Na sequência, Dra. Greici Schroeder abordou o tema “Trombofilias como Complicações na Gestação” e o Dr. Rafael Pereira Moya “Criopreservação e Transplante Autólogo de Medula Óssea”.


Dr. Reginaldo José Andrade
Oncohematologista e coordenador médico da LAHEM

“A trombofilia adquirida está associada com inúmeras condições de doença como arterioesclerose, diabetes, algumas doenças renais e hematológicas, por exemplo. A trombofilia hereditária está associada com fatores familiares e pode ser identificada na metade dos casos em que se acredita que uma trombose, essencialmente venosa, tenha ocorrido. A investigação de trombofilia hereditária não deve ser feita de maneira indiscriminada, até porque ainda não conhecemos todas as situações e quase nunca sua identificação modifica uma conduta médica.”

 
Rosimeri Lima Tomé
Enfermeira e acadêmica de medicina

“Sempre admirei e sonhava cursar medicina. Participar da Liga Acadêmica tem sido muito bom, pois contribui significativamente para o aprendizado. Com o Simpósio de Hematologia buscamos disseminar ainda mais o conhecimento por meio de conteúdos relevantes que fazem parte do dia a dia do médico. Além disso, trouxemos o Dr. Reginaldo que possui vasta experiência na área hematológica, o que engrandeceu ainda mais o evento.”


Dra. Ana Paula Adame
Reumatologista

“Tratei durante a palestra sobre a síndrome do anticorpo antifosfolípide, uma doença que se manifesta por meio de trombose, por isso é importante a atuação em conjunto da reumatologia e hematologia. A principal causa para o seu desenvolvimento é o paciente ser portador de lúpus, uma doença autoimune que apresenta várias manifestações sistêmicas. Além disso, a síndrome do anticorpo antifosfolípide atinge em sua maioria mulheres jovens que possuem predisposição genética, são tabagistas, utilizam anticoncepcional com estrogênio, entre outros fatores de risco.”


 
Leandro Silva Pivato
Acadêmico e presidente da LAHEM

“A Liga Acadêmica de Hematologia foi criada há pouco mais de um ano e temos como coordenador médico o oncohematologista Dr. Reginaldo Andrade, responsável pelo Hemocentro Regional de Cascavel, um profissional extremamente capacitado. Estamos promovendo o primeiro Simpósio de Hematologia e queremos continuar trabalhando para que mais eventos como este aconteçam. Além disso, com a LAHEM realizamos reuniões que tratam de assuntos pertinentes à disciplina, com apresentações e discussões de casos clínicos, bem como professores convidados, atividades que complementam muito o que vemos em sala de aula.”
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.