SAÚDE NEWS

Eventos

Eventos

15/09/2018
Desafios da prática médica é tema de evento

O Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA) promoveu nos dias 16, 17 e 18 de agosto o II Congresso Médico Universitário do Oeste do Paraná (COMUOPAR). O evento ocorreu no anfiteatro da reitoria do Centro FAG e teve como tema “Os Desafios da Prática Médica no Brasil”. O principal objetivo foi o aprofundamento do conhecimento adquirido na grade curricular e permitiu aos acadêmicos e profissionais da área da saúde um contato maior com a prática diária dos ambientes hospitalares. O Congresso teve a participação de médicos especialistas, cuja reconhecida trajetória e grande experiência contribuíram significativamente para os aprendizados. Alguns nomes de destaque marcaram presença: Dr. Rui Manuel de Sousa Sequeira Antunes de Almeida, Dr. Marcos Vinicius Clarindo, Dr. Univaldo Etsuo Sagae, Eduardo Hoffman, Dr. George Câmara Lopes, Rubens Griep e Dr. Rogério Andrade Mulinari. Foram ministradas palestras, mesas redondas, minicursos e diversas apresentações de trabalhos. O coordenador do curso de Medicina do Centro FAG, Dr. Rui Almeida abordou na cerimônia de abertura sobre os 10 anos do curso e parabenizou a organização do evento. “A realização do Comuopar deve-se ao esforço dos nossos acadêmicos. É um orgulho ver os resultados do congresso, comprovados com a confirmação de 400 inscritos”.


Vinicius Antonio Peron, Angelica Cristina Milan Marese e Kenji Rocha Nakahara
Acadêmicos de Medicina
“O trabalho que apresentamos foi intitulado ‘Inversão dos padrões técnicos da abdominoplastia e a obesidade’ e consiste em uma revisão para demonstrar as atuais técnicas de abdominoplastia. Com o aumento dos casos de obesidade, houve também um crescimento da necessidade desse tipo de cirurgia, bem como a mudança em alguns métodos. Antigamente eram feitas abdominoplastias convencionais e atualmente esta cirurgia é associada a outros procedimentos como lipoaspiração e dermolipectomia circunferencial, por exemplo.”
 
Luiza Andriolo
Vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida e Coordenadora Geral do II COMUOPAR
“O II COMUOPAR (Congresso Médico Universitário do Oeste do Paraná) era um sonho de muitos do Centro Acadêmico e que esse ano, graças a Deus, conseguimos realizar. Não esperávamos que a repercussão seria tão grande. Tivemos 486 inscritos incluindo congressistas do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e uma turma do Paraguai. A intenção é darmos continuidade anual para o Congresso e que ele vire tradição na Medicina FAG. Me sinto extremamente realizada em ter organizado esse evento ao lado de pessoas tão incríveis como a Priscila Martins e a Paula Rissi. Saio da faculdade com a sensação de dever cumprido!”


Lucas Barbosa Reis, Marysa Dantas Silva Ramos e Luisa Makvezzi Lago
Acadêmicos de Medicina

“Abordamos no nosso trabalho a prevalência de duas patologias muito recorrentes entre médicos e acadêmicos: a ansiedade e a depressão. Fizemos uma revisão bibliográfica que traz estudos dos últimos cinco anos e verificamos sua incidência durante ciclos acadêmicos como o básico, clínico e o internato. Observamos que essas doenças apresentam-se de diferentes maneiras em cada um desses ciclos. A ansiedade ocorre com mais frequência no início do curso e a depressão tem maior incidência nas últimas fases da graduação. Também apontamos algumas causas que contribuem para o desenvolvimento desses problemas.”

 
Priscila Martins
Coordenadora do evento
“Organizamos o Comuopar visando atualizar os temas sobre prática clínica médica no Brasil, trazendo palestrantes renomados e uma programação bem completa. Também tivemos trabalhos científicos por meio das apresentações orais e relatos de casos diferenciados. Estamos muito felizes, pois a participação foi muito expressiva nos dois âmbitos, o que nos motiva a continuar promovendo mais eventos como esse.”


Karina Correa Ebrahim
Palestrante

“Fui convidada para contar um pouco da experiência. Eu já tinha uma graduação, mas queria obter mais conhecimentos e, então, fui à busca da minha segunda faculdade e de um sonho de infância: ser médica. Atualmente curso residência em cirurgia-geral e atuo no Hospital São Lucas, muito gratificante para mim.”

 
Afonso Cavalheiro Neto
Pró-reitor Acadêmico do Centro FAG
“Como pró-reitor vim prestigiar o evento, dar apoio e receber os participantes. Fiquei muito feliz em receber todos aqui no Centro FAG e orgulhoso dos nossos alunos pela organização. Tivemos apresentações de trabalhos científicos e diversas aulas com profissionais altamente capacitados, fatores que contribuíram muito para a grandeza do Comuopar.”


Dr. Rogério Andrade Mulinari
Nefrologista - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, palestrante

“Em minha aula desafiei os participantes sobre o futuro, enfatizando que a educação médica não termina na graduação, mas deve ser realizada durante toda a vida profissional. Os desafios começam ainda na faculdade de Medicina e temos três pontos principais: o professor, o estudante e o processo de ensino-aprendizagem, sendo que, quando há bons professores e alunos interessados, temos uma educação equacionada e um processo de aprendizagem mais claro.”