SAÚDE NEWS

Eventos

Congressos

15/09/2018
Simpósio Alvaro contribuiu para atualização médica em Cascavel

O Laboratório Alvaro promoveu no dia 25 de agosto um simpósio para acadêmicos e médicos da Região Oeste do Paraná em parceria com a Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia do Centro FAG. O evento gratuito abordou assuntos da prática clínica e da medicina laboratorial, sendo uma excelente oportunidade para aprimoramento dos conhecimentos em diferentes especialidades como endocrinologia, ginecologia, infectologia e hematologia.
O encontro científico abordou temas atuais de grande relevância como “Vitamina D: o que há de novo”, apresentado pela endocrinologista pediátrica Dra. Myrna Campagnoli. A médica reforçou a importância da Vitamina D para a manutenção da saúde óssea com base nas novas propostas colocadas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Já em sua segunda palestra “Desafios e armadilhas na interpretação da função tireoidiana”, Dra. Myrna abordou casos clínicos frequentes na rotina da prática médica e expôs fatores interferentes nas dosagens laboratoriais dos exames da tireoide. O destaque foi para a grande influência da biotina, presente em inúmeras formulações de venda livre em farmácias.
Outra importante participação foi da infectologista Dra. Carla Sakuma, que palestrou sobre “Interpretação de exames em infectologia”, especialmente, no diagnóstico e tratamento da sífilis, doença que vem aumentando sua incidência, principalmente na população mais jovem.
Na sequência, foi servido um agradável café da manhã, que oportunizou a confraternização entre palestrantes, classe médica e acadêmicos de diversas áreas da saúde. Para encerrar, Dra. Myrna deu continuidade ao encontro abordando os temas: “Atualização na terapia de reposição hormonal na menopausa” e “Hematologia no dia a dia”. Também explanou claramente sobre a etiologia, investigação e conduta da plaquetopenia, um quadro crônico de seguimento ambulatorial, que também pode ser extremamente grave, com possíveis sangramentos externos e internos, inclusive com risco de morte. Ao finalizarem as apresentações, foi reservado um momento para perguntas e discussões que contribuíram significativamente para a troca de conhecimentos.




Dra. Myrna Campagnoli
Endocrinologista pediátrica e Diretora Médica da Regional Sul – Dasa

“Esse evento buscou oferecer capacitação sobre medicina laboratorial, além de disponibilizar para estudantes e profissionais da saúde conferências com bastante aplicabilidade clínica, enfatizando a importância e utilidade dos exames. Em uma das aulas abordei a atualização na Terapia de Reposição Hormonal (TRH) na menopausa e a terapia androgênica em mulheres, destacando as vantagens e a real necessidade dessa reposição. Também alertei para os riscos da TRH iniciada tardiamente, especialmente no uso inadequado de hormônios masculinos por mulheres em idade fértil. O uso de andrógeno em mulheres no climatério e que apresentem disfunção sexual pode ser benéfico, porém, deve ser indicado com cautela e acompanhado pelo médico prescritor. Além disso, abordei sobre Vitamina D, entre outros temas relevantes.”
 


Dra. Marise Vilas Boas
Professora e coordenadora médica da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia do Centro FAG
“A medicina laboratorial está diretamente ligada ao dia a dia dos médicos e pacientes, e contribui em grande parte para o diagnóstico. Neste evento foi possível conhecer peculiaridades e aprofundar os conhecimentos sobre os exames baseados nas hipóteses clínicas. A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia está trabalhando ativamente na promoção de eventos que disseminem informações de qualidade, bem como orientem a população. Dessa maneira, considero fundamentais as parcerias firmadas entre acadêmicos, ligas, universidade e empresas como o Laboratório Alvaro.”




Simoni Cristina Saling
Professora de Fisiologia

“Os temas abordados durante o evento foram de grande importância perante a disciplina que leciono e para os alunos de todos os anos da graduação, pois os conteúdos despertam o interesse, levando-os a pesquisar mais e obter mais conhecimentos.”

 


Dr. Luiz Carlos Gonçalves de Andrade
Cirurgião-geral
“O que mais me interessou foi a palestra sobre tireoide, uma vez que sou cirurgião-geral e atendo com frequência pacientes com problemas de tireoide, como alterações no TSH, nódulos entre outras anormalidades.”




Eduardo Jose Ficagna
Presidente da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia do Centro FAG

“O Simpósio foi destinado a todas as áreas da saúde buscando a multidisciplinariedade da equipe e integralidade na atenção ao paciente. Enquanto Liga Acadêmica, buscamos desenvolver projetos, eventos científicos, de extensão e sociais. Portanto, parcerias como essa com o Laboratório Alvaro são essenciais para um bom desenvolvimento das atividades.”
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.