SAÚDE NEWS

Eventos

Eventos

15/07/2017
IV Congresso Multiprofissional de Oncologia

Nos dias primeiro e dois de junho deste ano, o Hospital Uopeccan promoveu o IV Congresso Multiprofissional em Oncologia. O objetivo era integrar os vários profissionais que atuam de alguma maneira, com pacientes oncológicos. O Congresso foi realizado no anfiteatro do Centro Universitário FAG, em Cascavel, e reuniu mais de 200 participantes que se dividiram entre as palestras e, também, nos minicursos que foram realizados: o primeiro sobre cirurgia oncológica e o segundo sobre câncer infanto-juvenil. “Este evento é muito importante para discutir assuntos que, às vezes, nas próprias universidades não são tratados com destaque. É uma chance de que acadêmicos e profissionais conheçam novas técnicas e possibilidades de tratamentos”, declarou a Dra. Carmem Fiori, médica especialista em cancerologia e cancerologia pediátrica, que atua na Uopeccan há mais de dez anos.

Interdisciplinaridade e troca de conhecimento
Com a missão de integrar e aproximar os profissionais ao universo da oncologia, o Congresso teve uma programação ampla. No primeiro dia, o minicurso sobre cirurgia oncológica contou com a participação dos médicos Dr. Júlio Zanini, Dr. Francisco Guilherme e Dra. Mariana Moreira, e ainda, das enfermeiras Sandra Vendrametto, Cleide Gueringue dos Santos e o enfermeiro Miguel Silva - todos da equipe do Hospital Uopeccan.
À noite, após o credenciamento e cerimônia de abertura, o cirurgião oncológico, Dr. Francisco Guilherme Fernandes, explanou a relevância do transplante de fígado; o cirurgião plástico, Dr. Willyan Inamine, falou sobre câncer de mama e reconstrução mamária; Já o Dr. Ademar Dantas, especialista em hematologista e Cancerologia, abordou a imunovigilância do câncer; Judicialização da saúde foi o tema explicado pela advogada Ana Hercília Renostro; o odontólogo Jean Della Giustina, especializado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, ressaltou a reabilitação em pacientes com tumor de face; a fisioterapeuta Aniele Tomadon fez uma exposição oral sobre desordens urogenitais em mulheres com câncer de mama durante o tratamento; outro destaque da programação foi a palestra do físico da radioterapia da Associação Sanatório Sírio Hospital do Coração (HCOR – SP), Crystian Wilian Chagas Saraiva, que enfatizou os procedimentos de alta complexidade.
Já no segundo dia, o cronograma iniciou com um minicurso sobre câncer infanto-juvenil com a fisioterapeuta Andressa Pereira. Na sequência os debates e palestras contaram com a participação dos médicos Dr. Fernando Cáritas, Dra. Carmem Fiori, da dosimetrista de radioterapia Larissa Lago e da nutricionista Bruna Lima.
Depois, à noite, os participantes puderam assistir às palestras sobre biossimilar, com a farmacêutica Gracielle Arriola, do Hospital Geral de Curitiba; acreditação hospitalar, com o administrador da Uopeccan, Luciano Maldonado, gerente de serviços de saúde, Gladys Mari Rodrigues e o enfermeiro responsável pelo setor de qualidade, Miguel Silva; terapia das infecções fúngicas no paciente onco-hematológico foi o tema do Dr. Jaques Sztajnbok, do HC-SP; o evento contou ainda, com a participação da nutricionista Vanessa Salles, da Nestlé Sorocaba.
Ao final do evento a sensação era de “missão cumprida” para todos os envolvidos na organização do congresso. “Agradeço, em nome de todo o Hospital, os palestrantes que dispuseram do seu tempo e destaco também, o empenho e a dedicação da nossa comissão organizadora, que não mediu esforços para realizarmos um evento rico em conhecimento. É realmente uma honra saber que temos tantos apoiadores, incentivadores e propulsores de uma causa tão nobre, que vai desde a prevenção até o diagnóstico, o tratamento e a cura do câncer”, enfatizou o presidente da Uopeccan, Ciro Antônio Kreuz. Em meio a tanta gratidão, as próximas edições prometem ainda mais integração e troca de experiências.

Fonte e Fotos: Assessoria de imprensa do Hospital Uopeccan / Edição: Saúde News.