SAÚDE NEWS

Eventos

Eventos

15/07/2017
Congresso de Cardiologia Intervencionista reúne profissionais de renome

Evento aconteceu em Cascavel e homenageou o precursor do cateterismo no Brasil, Dr. Siguemituzo Ariê

O I Encontro de Cardiologia Intervencionista ocorreu nos dias 30 de junho e 1º de julho no Hotel Copas Verdes em Cascavel. Por meio de palestras, discussões de casos clínicos e mesas redondas, médicos especialistas e diversos profissionais puderam trocar experiências e disseminar o conhecimento. A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da Cardiologia e o evento contou com a presença de palestrantes de todo o Paraná e São Paulo. Durante o encontro foram tratados temas como insuficiência coronária, técnica radial no tratamento de doença arterial coronariana (DAC), avaliação clínica após determinados procedimentos e novas tecnologias no meio intervencionista não invasivas. Na ocasião também foi prestada uma bela homenagem ao Professor Dr. Siguemituzo Ariê, precursor do cateterismo cardíaco no Brasil. Segundo o coordenador do evento, Dr. Luiz de Castro Bastos, Dr. Ariê foi seu principal mentor e veio a Cascavel diversas vezes auxiliar no início das atividades do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Policlínica Cascavel. “Eu tenho respeito, consideração e admiração por ele. Foi meu professor durante três anos e o seu auxílio fez muita diferença para mim aqui em Cascavel”, enfatiza. 
O Dr. Ariê foi um dos responsáveis pela instalação de serviços de hemodinâmica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Também foi pioneiro na implantação da angioplastia coronária e no uso da técnica de laser para desobstrução de artérias no Brasil, além de formar vários médicos que seguiram seus trabalhos na especialidade.



Prof. Dr. Marcelo José de Carvalho Cantarelli

Presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) São Paulo

“A nossa área de atuação que é a Cardiologia Intervencionista apresenta diferenças regionais. Em termos de profissionais e hospitais, o Paraná é realmente um dos estados onde se praticam a Cardiologia Intervencionista comparável aos grandes centros e, obviamente, não está atrás do que é feito nos Estados Unidos e Europa. A região oeste é muito desenvolvida, o Dr. Bastos foi o pioneiro aqui na região e hoje já tem cinco serviços de Cardiologia Intervencionista na cidade o que demonstra um crescimento bastante importante.”



Dr. Gerson Luiz Bredt Jr.
Presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SBC) Paraná

“A cardiologia é uma especialidade em permanente ascensão. Com envelhecimento da população, vão aumentando cada vez mais as doenças cardiovasculares, aumentando a prevalência de hipertensão, de insuficiência cardíaca e doença coronária. Este evento em especial aborda a insuficiência coronária, as doenças que acometem as artérias coronárias e nos permite discutir sobre isso com os principais profissionais desse ramo da medicina no Brasil. É um engrandecimento científico.”



Dr. Luiz de Castro Bastos

Cardiologista Intervencionista - Coordenador do evento

“Minha motivação para realizar este evento foi homenagear o Dr. Siguemituzo Ariê que foi, e ainda é, uma referência nacional na Cardiologia Intervencionista. Ele precisa ser lembrado e quero que os colegas que não o conheceram possam conhecer sua história. Sou muito grato a ele e à equipe que deu continuidade ao seu trabalho que veio a Cascavel para participar desta homenagem e, ao mesmo tempo, compartilhar de seus conhecimentos na especialidade com os profissionais e alunos que estão participando deste evento. Eu espero que todos os colegas aproveitem as palestras, mesas redondas, pois estão presentes no encontro os maiores profissionais de São Paulo. Também temos por objetivo colocar esse evento no calendário oficial da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.”


Dr. Pedro Augusto Pascoli
Chefe do serviço de Hemodinâmica do Hospital Pio XII em São José dos Campos

“Participei do evento com a apresentação de um caso clínico, sobre fechamento de comunicação interatrial. É um defeito congênito que fica um ‘buraquinho’ em uma região do coração e isso, em alguns casos especiais, pode ser fechado sem a necessidade de cirurgia. Também participei das discussões de outros casos e pude encontrar diversos colegas e amigos.”



Dr. Adnan Ali Salman
Hospital Beneficência Portuguesa - São Paulo

“Já estou há 36 anos na área de Cardiologia Intervencionista. Tenho um carinho especial por Cascavel porque tive a oportunidade de fazer a primeira angioplastia com o Dr. Luiz Bastos em 1991 aqui. Isso foi uma coisa muito boa. Desde então a Cardiologia evoluiu, tem muitos recursos novos e o Dr. Luiz tem trazido esses avanços para atender a população daqui, então de alguma maneira eu me sinto participante desse avanço.”



Dr. José Erirtônio Façanha Barreto
Chefe do Serviço de Hemodinâmica da Otoclínica em Fortaleza-CE

“Sou ex-residente do Dr. Ariê e vim participar desta homenagem juntamente com outros especialistas. Falei sobre casos que geram controvérsias em relação à conduta médica na hora do procedimento. Os colegas apresentaram como conduziram e eu levantei alguns questionamentos a respeito do porque tomaram tal atitude. Foi um debate focado nos maiores benefícios para o paciente.”



Prof. Dr. José Armando Mangione

Hospital Beneficência Portuguesa - São Paulo

“A cardiologia é uma especialidade em permanente ascensão. Com envelhecimento da população, vão aumentando cada vez mais as doenças cardiovasculares, aumentando a prevalência de hipertensão, de insuficiência cardíaca e doença coronária. Este evento em especial aborda a insuficiência coronária, as doenças que acometem as artérias coronárias e nos permite discutir sobre isso com os principais profissionais desse ramo da medicina no Brasil. É um engrandecimento científico.”



Prof. Dr. André Labrunie
Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração em Londrina

“Sobre o acesso vascular pelo braço, o chamado acesso radial, é uma técnica utilizada no tratamento da doença arterial coronariana. Minha palestra tratou deste tema e das vantagens de utilizar essa técnica e também quando é indicada. Participei também de uma discussão de um caso de infarto agudo.”



Profa. Dra. Maria Fernanda Zuliani Mauro

Hospital Beneficência Portuguesa – São Paulo

“De uma maneira geral falei sobre como acompanhar um paciente após procedimento de angioplastia com Stents farmacológicos. Como e quando fazer determinados tipos de exames. Como se dá a avaliação do paciente já na primeira consulta após o procedimento.”


Dr. Ovidio Cristiano Rohde
Diretor do Hospital Policlínica - Cascavel-PR

“Participar desse evento é muito gratificante, pois o nível está bem elevado, temos aqui hoje profissionais renomados que trabalham nessa subespecialidade e que trazem uma reflexão do que está sendo feito no Brasil e no mundo.”



Dr. Raul D’ Áurea Mora Jr.

Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Rita

“A convite do Dr. Bastos participei do Congresso falando sobre um tema que é bastante controverso hoje dentro da cardiologia: um paciente com um infarto agudo do miocárdio se tratamos apenas a artéria culpada pelo infarto ou se devemos tratar as demais artérias que tem obstrução significativa. Então, fizemos um levantamento dentro da literatura e os últimos principais trabalhos publicados para apresentar o tema e que trouxesse informações importantes de uma maneira bastante prática.”