SAÚDE NEWS

Entrevistas

O que é ortodontia?


A função da ortodontia é corrigir ou prevenir uma anormalidade na posição da arcada dentária e dos ossos maxilares posicionados de maneira inadequada. É a especialidade que cuida do alinhamento correto dos dentes e da maxila.

Já ouviu falar de ortodontia preventiva?
A ortodontia preventiva é um método que busca diagnosticar com antecedência os problemas ortodônticos que uma criança possa ter na fase dos dentes de leite. Esse é o motivo pelo qual recomenda-se que o acompanhamento odontológico seja feito desde cedo. Dessa forma, crianças com problemas ortodônticos - como má-oclusão, mordida cruzada, mordida aberta ou mordida profunda -, possam ser resolvidos de maneira mais simples, evitando um tratamento mais longo e delicado, como o uso de aparelho fixo ou a extração de dentes.

E o que faz ortodontia corretiva?
Nesta modalidade ortodôntica, trata-se problemas nos dentes permanentes, diferente da ortodontia preventiva. O ortodontista realiza a correção da má-oclusão já instalada, e conta com o uso da tecnologia para possibilitar bons resultados usando maior quantidade e diversidade de aparelhos ortodônticos.

Qual é a época certa para procurar um ortodontista?
O ideal é que os procedimentos de ortodontia preventiva sejam realizados no período de pico do crescimento ósseo da criança, dos 6 até os 12 anos. Dessa maneira, é possível o desenvolvimento correto dos ossos da maxila e mandíbula, sem precisar de tratamentos mais complexos no futuro.
É importante ainda seguir as recomendações do dentista nessa importante fase de desenvolvimento e crescimento das crianças. Identificar e evitar desde cedo o uso inadequado de chupetas, o hábito de “chupar os dedos” e demais problemas que podem contribuir para uma mordida errada posteriormente.

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?
A tecnologia apresenta vários tipos de aparelhos ortodônticos, os principais são:
- Os aparelhos fixos que são fabricados com diversos materiais, podendo ser o convencional ou o estético;
- Expansor palatino: promove ganho transversal na largura do palato;
- Aparelhos alinhadores: quase invisíveis e com função estética;
- Alinhadores transparentes: praticamente invisíveis e fabricados sob medida por meio da utilização de software específico, a partir do molde da arcada dentária do paciente;
- Aparelho lingual: indicado para pacientes que necessitam de um tratamento mais estético, ou que praticam esportes de contato, visto que os bráquetes ficam para o lado interno dos dentes.
Se você busca prevenção ou tratamento ortodôntico, procure a Clínica Busato!

 


Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.