SAÚDE NEWS

Entrevistas

Medicina de Precisão: mais sobrevida aos pacientes


Medicina de precisão é um conceito inovador no atendimento médico, que propõe a personalização nos cuidados com a saúde, além de contribuir para a tomada de melhores decisões quanto ao diagnóstico, tratamentos, práticas ou produtos adaptados a cada paciente. Herdamos dos nossos familiares um material genético, conhecido por DNA, que carrega informações sobre todas as nossas características: cor do olho, cor da pele, altura, predisposição a doenças, entre outras. Com os avanços científicos e tecnológicos, descobriu-se que por meio do DNA é possível identificar variações genéticas, ou seja, “erros” ou mutações nos genes, que podem manifestar-se na forma de doenças. Nesse contexto, os testes genéticos assumem um papel fundamental, pois indicam os riscos e probabilidades de determinada doença ocorrer, bem como auxiliam no tratamento daquelas patologias que já foram diagnosticadas. Além disso, impactam diretamente na qualidade de vida do paciente, pois medidas preventivas podem ser tomadas para retardar ou mesmo impedir que uma doença se manifeste ou se agrave. Os exames genéticos são hoje uma realidade disponível no Brasil e vem sendo incorporada na prática clínica de todas as especialidades, especialmente a Oncologia, Neurologia, Cardiologia, Pediatria, Nutrologia, Medicina Esportiva, entre outros. Foi pensando nisso, que o Laboratório Biovel buscou parcerias com laboratórios renomados para agregar a seu portfólio, novos e inovadores exames na área de genética médica.
Além de propor melhor custo, mais agilidade e praticidade aos pacientes, o Biovel disponibiliza profissionais altamente qualificados para oferecer suporte científico aos médicos e pacientes em relação às diferentes tecnologias disponíveis, interpretação dos resultados e também para o atendimento de aconselhamento genético, trabalhando em conjunto com os médicos especialistas e demais profissionais da área da saúde. O aconselhamento tem por objetivo fornecer informações detalhadas acerca da natureza de determinadas doenças de etiologia genética, suas implicações, mecanismos de herança, risco de recorrência na família e exames disponíveis para determinação de portadores.
Sob a coordenação do experiente bioquímico, Dr. Alvaro Largura, a equipe também conta com o conhecimento e expertise da Dra. Juliana Dourado (doutora em Genética, devidamente habilitada para o aconselhamento genético e assessoramento dos médicos na condução de investigações genéticas) e Eliezer Stefanello (doutor em Bioquímica e Biologia Molecular, apto a desenvolver e implementar métodos para análises em laboratório, além de pesquisas clínicas de alto padrão).


A medicina de precisão trata cada paciente de maneira exclusiva, levando em consideração o seu histórico médico e seu estilo de vida, pensando em como isso pode ter relação com os dados clínicos e genéticos atuais. Quando uma condição é diagnosticada antes mesmo da doença se desenvolver, ou em estágios iniciais, os tratamentos tornam-se mais assertivos, ajudando a prolongar a sobrevida e melhorando a qualidade de vida do paciente.


“Estamos trazendo para Cascavel um trabalho inédito no que se refere aos testes e aconselhamentos genéticos. Com esses serviços buscamos avaliar caso a caso, auxiliando pacientes e médicos no diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos. Nosso principal objetivo é disseminar conhecimentos e procurar conscientizar a população sobre a importância de se incorporar na prática clínica as novas abordagens diagnósticas e terapêuticas da medicina de precisão”, relata Dra. Juliana Dourado.




Dr. Alvaro Largura

Graduação em Farmácia e Bioquímica – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Análises Clínicas – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)
Diretor técnico e científico do Biovel – Laboratório Alvaro Largura








Dra. Juliana Dourado
Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestrado e Doutorado em Genética – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP)









Dr. Eliezer Stefanello
Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular – Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP)
Pesquisador visitante no The Metabolomics Lab na Universidade de Auckland, Auckland – Nova Zelândia





Com a medicina de precisão, o Biovel Personal também disponibiliza avaliações personalizadas envolvendo as áreas de nutrigenética, dermatogenética e análise molecular aplicada à ciência do esporte. O Persona Nutri, avalia diversos marcadores genéticos e traz informações importantes sobre o funcionamento do seu metabolismo admitindo a elaboração de uma dieta personalizada conforme as necessidades do paciente. Já o Persona Fitness e Persona Sport é possível conhecer o seu perfil de resposta a determinado tipo de esforço ou atividade física, permitindo que o profissional desenvolva um programa de treinamento personalizado, eficaz e direcionado. Há também o Persona Age, que avalia as propriedades da pele através de marcadores moleculares que auxiliarão o dermatologista a direcionar suplementações nutricionais e tratamentos dermatológicos de acordo com as características de cada tipo de pele.
O Laboratório Biovel atua em parceria com o Laboratório Fleury, um dos mais conceituados na área e que possui um grande comprometimento científico. Também trabalha em conjunto com o laboratório alemão Centogene referência mundial em testes genéticos, além do Progenética /Hermes Pardini e o Mendelics. Por meio dessas parcerias, possibilita a realização de mais de 2 mil exames que contam com o suporte de equipamentos de última geração e métodos combinados para a confirmação de resultados, garantindo assim maior confiabilidade.


“O Biovel é um laboratório jovem e inovador no qual estamos buscando enraizar a medicina preventiva, firmando uma parceria sólida com a classe médica e comunidade, mas que tenha uma real importância para ambos. Ou seja, auxiliamos no diagnóstico precoce, que reflete diretamente na saúde do paciente. Trabalhamos de maneira competente e humanizada para oferecer os melhores métodos de análises disponíveis no mundo. Em constante evolução, estamos investindo em exames preventivos, que apontam as patologias em estágios iniciais ou assintomáticas. Sabemos que muitas doenças apresentam poucos sinais clínicos e que, infelizmente, só são descobertas em estágios mais avançados. Podemos citar, por exemplo, as hepatites, os problemas de tireoide e a cirrose (que em 40% dos casos é assintomática). Os novos testes estão cada vez mais precisos, modernos e menos invasivos, tanto nas análises clínicas, quanto na genética. Os exames preventivos devem ser solicitados periodicamente, de acordo com a faixa etária do paciente, pois são grandes aliados na manutenção da saúde. Cito a importância dos novos testes de ácido hialurônico, laminina e colágeno 4. Nesses exames, são analisados os dados e resultados obtidos, apontando índices que permitem fazer um monitoramento de cada paciente. Em casos do diagnóstico confirmado, os exames indicam, até mesmo, o estágio em que uma doença se encontra”, declara Dr. Alvaro Largura.


Outra novidade que vem sendo desenvolvida no Laboratório é a espectrometria de massas (LC-MS/MS), uma metodologia utilizada na pesquisa há mais de 100 anos, mas que de acordo com o Dr. Eliezer Stefanello, vem ganhando espaço nos últimos 20 anos nos laboratórios de análises clínicas devido aos avanços tecnológicos.


“Essa técnica é utilizada para quantificar pequenas moléculas, que vão desde aminoácidos, até mesmo peptídeos e proteínas. Dentre as vantagens estão a precisão, acurácia e a alta sensibilidade. Outro importante benefício é que a detecção do alvo de interesse é direta, ao contrário das metodologias mais utilizadas em análises clínicas, como fluorescência, imunohistoquímica e ELISA, nas quais deve ocorrer uma reação química entre o alvo e os reagentes, gerando um produto que é lido por fluorescência ou outro método colorimétrico. Além disso, não é incomum a presença de interferentes, algo que não acontece por espectrometria de massas. Também é possível desenvolver métodos para análise de diversas moléculas em uma mesma corrida analítica, como por exemplo, análise de hormônios, drogas imunossupressoras e análises toxicológicas de drogas de abuso, melhorando a precisão do resultado. O futuro dessa tecnologia é próspero e o Laboratório Biovel Personal vislumbra o imenso potencial e o impacto positivo que proporcionará à saúde dos pacientes”, explica Dr. Eliezer Stefanello.


O Biovel conta com 25 unidades de atendimento distribuídas no Oeste e Sudoeste paranaense, todas partilhando do mesmo objetivo: a busca em atender cada vez melhor médicos e pacientes de Cascavel e região. Por isso, o Laboratório inaugurou a unidade Biovel Personal com um atendimento diferenciado e focado em biochecagens e medicina de precisão. A unidade também conta com o Accuvein, único dispositivo portátil do mercado de alta tecnologia, cuja finalidade é facilitar a localização do acesso venoso, inovando o procedimento de coleta de sangue. O equipamento é útil na punção de pacientes idosos, pediátricos, com acesso venoso difícil e auxilia na coleta de pacientes com medo da punção. Para maior privacidade e conveniência a coleta também pode ser realizada a domicílio, por meio do nosso serviço de Coleta Vip. Outro diferencial é a Cariotipagem, que voltou a ser realizada no Laboratório em Cascavel. Esse exame caracteriza-se por um método de análise das células do indivíduo para determinar seu padrão cromossômico e se há alguma alteração.
Além de participar assiduamente do desenvolvimento da saúde regional, o Dr. Alvaro Largura não mede esforços para disseminar sua vasta experiência e contribuir com ensino e capacitação. O bioquímico atua como preceptor na Residência em Farmácia com especialização em Análises Clínicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), onde foi firmado um convênio com os profissionais do Laboratório Biovel que compartilham seus conhecimentos com os residentes, dispondo de toda a infraestrutura necessária para o aprendizado.


A equipe de 127 colaboradores dedicados, o conhecimento técnico-científico de três doutores (Dr. Alvaro, Dra. Juliana e Dr. Eliezer), a informatização e o constante investimento em pesquisa e tecnologias, eleva o Laboratório Biovel ao mais alto nível de excelência, qualidade e segurança na entrega de resultados em exames de análises clínicas e testes genéticos.