SAÚDE NEWS

Entrevistas

Práticas eficientes de cuidados com a pele




Larissa Valduga, 32 anos

O que devo fazer para evitar as manchas adquiridas pelo sol e pela idade? Tenho uma pele clara e percebo que mesmo com o uso de filtro solar as manchas aparecem.
Dra. Luciane -
Quanto mais clara a pele, mais sensível e propícia a manchas e ao envelhecimento ela é, por isso são necessários cuidados redobrados desde a infância. Para prevenção é fundamental utilizar o filtro solar todas as vezes que se expuser ao sol. A partir da adolescência o uso do protetor deve ser intensificado, ou seja, utilizado até mesmo dentro de casa, pois além do sol, as lâmpadas artificiais, luz da televisão, computador e do celular também afetam a pele.





Renan Bini, 24 anos

Desde a adolescência tenho cravos no meu rosto e devido a isso possuo diversos micro buracos. Gostaria de saber se com o passar dos anos eles se fecham ou reaparecem? E como deve ser feita a limpeza em casa para que a pele não acumule gorduras e, consequentemente, apareçam os cravos?
Dra. Luciane - Ao longo dos anos os poros se dilatam. Isso ocorre com o processo de envelhecimento da pele que perde o colágeno e aumenta a flacidez do poro. Sendo assim, quem tem a pele oleosa (poros mais abertos) desde jovem precisa realizar tratamentos dermatológicos para auxiliar no controle da dilatação dos poros. Algumas pessoas possuem cravos pequenos e rasos, já outras macrocomedão e inflamações que precisam ser retiradas da pele para que não ocorra o afrouxamento dos poros ainda na juventude. Em casa, as pessoas podem higienizar a pele com sabonetes líquidos ou em barra (abrasivos ou esfoliantes), com ácidos salicílicos, máscaras de limpeza, máscaras esfoliantes. Uma ou duas vezes na semana.





Dayana Costa, 19 anos

Quais os principais benefícios do tratamento com peeling e como saber qual é o mais indicado para o meu tipo de pele?
Dra. Luciane -
Existem vários tipos de peelings: os superficiais, os médios e os profundos. Os peelings superficiais ajudam na remoção da pele morta, de pequenos cravos e no clareamento de manchas leves. Dentre eles destacam-se: peelings físicos como o peeling de cristal, diamante ou a base de enzimas e ácidos de baixa penetração. São ideais para revigorar a pele. O peeling médio é indicado para quem necessita fazer estímulos de colágenos e suavizar cicatrizes mais profundas. Por fim, o peeling profundo feito à base de fenol ou ácido tricloroacético que produzem um efeito mais intenso, dura mais e requer mais cuidados.






Eduardo Pinheiro, 27 anos

Qual a idade adequada pra começar a usar cremes para o rosto e quais os principais componentes que podem causar reações na pele?
Dra. Luciane - Desde criança, pois muitas têm peles sensíveis sendo necessário o uso de hidratantes calmantes e protetores solares. Já a utilização de cremes anti-idade inicia-se em média a partir dos 18 a 24 anos. Alguns componentes dependendo do tipo de pele causam reações. Estas reações podem ser leves, moderadas e graves, desenvolvendo irritação, sensibilidade, ressecamento, ardência ou alergias. Dentre os produtos que mais causam alergia estão os que possuem peróxido de Benzoíla e Hidroquinona.







Marcelo Nicomedes, 41 anos
Por que a pele negra aparenta estar sempre mais seca que o normal? Eu vim da Região Norte do país e percebi que aqui no sul a minha pele fica mais ressecada, por que isso acontece?
Dra. Luciane -
A pele negra não apresenta ser mais seca do que as outras. O que ocorre está relacionado ao clima e não ao tipo de pele (negra, morena, branca, indígena). Como na Região Norte as temperaturas são mais altas e possui maior umidade, a pele tende a produzir mais óleo, já na Região Sul devido às baixas temperaturas a pele fica mais seca, sendo necessário hidratá-la mais vezes.









Lohana Larissa, 23 anos

Uma pinta apareceu na minha pele, devo me preocupar?
Dra. Luciane - Sim. A atenção deve ser redobrada com as pintas de coloração castanhas ou negras. Ao identificá-la é necessário procurar um dermatologista para realizar uma análise clínica, a fim de descobrir se é apenas uma pinta ou uma lesão pré-cancerígena ou até mesmo cancerígena. É importante compreender que existem vários tipos de cânceres pigmentados de pele, como é o caso do carcinoma basocelular pigmentado e o carcinoma espinocelular pigmentado, um melanoma maligno que aparece em formato de pinta.