SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

16/11/2015
O que seu gato não deve comer nas festas de fim de ano

 Em uma época na qual todos estão atentos às notícias que dão conta dos diversos alimentos que devem ser evitados pelas pessoas, parece uma boa ideia conversar a respeito dos alimentos que não devemos oferecer para o gato nas festas de fim de ano.
A primeira coisa que devemos lembrar é que gatos são animais carnívoros, assim, alguns alimentos, especialmente frutas, por mais que pareçam saborosos, podem fazer muito mal a eles. Existem vários erros alimentares cometidos por donos bem intencionados, que afetam a saúde do animal e devem ser evitados.
 
Alimentos tóxicos e potencialmente perigosos para o gato:
1 - SAL: as rações já contêm a quantidade diária necessária para o animal, então, evite oferecer alimentos que o contenham, já que a sobrecarga desse eletrólito pode provocar desequilíbrio no sangue do gato, causando prejuízos aos rins, fígado e o coração. Caso perceba que o animal ingeriu alimento rico em sal, como carnes de churrasco, procure oferecer bastante água, permitindo que o organismo consiga se reequilibrar, eliminando o excesso. Lembre-se que o excesso de sal pode levar a tremores, convulsões e até mesmo à morte.

2 - A UVA é uma fruta que deve ser evitada porque pode sobrecarregar os rins e produzir insuficiência renal aguda, uma doença muito grave que pode levar à morte. O mesmo ocorre se o gato ingerir a Uva-passa.

3 - O LEITE é uma substância normalmente relacionada aos gatinhos. Muitos donos de gatos pensam que o gato gosta de tomar leite, porém, é preciso informar que o leite só é tolerado pelo gato até ao desmame, após esse período, perdem grande parte da capacidade de metabolizar a lactose, por isso, a ingestão de leite in natura, ou de alimentos que contenham leite em sua produção, pode levar à diarreia, constipação intestinal, excesso de gases, vômitos e desconforto abdominal.

4 - CHOCOLATE, CAFÉ, CHÁ E MATE:
O chocolate contém teobromina que é uma substância tóxica para os gatos mesmo em pequenas quantidades, tratando-se de alimento de difícil metabolização pelo fígado. Quando ingerido, o animal pode apresentar diarreia, agitação, convulsão, vômitos, falta de ar, tremores musculares, taquicardia, e, em alguns casos, pode até mesmo levar à morte. O café, chá e o mate contêm alcaloides neurotóxicos que podem causar alterações cardíacas e inquietação.

5 - BEBIDAS ALCOÓLICAS: Evitar a todo custo, porque são absorvidas mais rapidamente que nos humanos, produzem complicações hepáticas, pancreáticas e renais mais rapidamente. Os sintomas produzidos com a ingestão podem ser vômitos, diarreia, letargia, tremores, convulsões, coma e morte.

6 - FRUTAS: A intoxicação pela ingestão de frutas como pêssego, ameixa e semente da maçã pode levar ao coma e à morte. As frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, podem irritar o estômago do gato e levar à gastrite aguda. Frutas como melão e melancia, em pequena quantidade e sem sementes, são mais bem toleradas.

7 - CEBOLA: Cuidado com os alimentos nos quais a cebola está dissolvida ou disfarçada, por exemplo, papinhas industrializadas para crianças. A ingestão desse alimento pode levar a distúrbios sanguíneos, problemas renais que podem levar à morte.

8 - MACADÂMIA: após a ingestão, o gato pode apresentar fraqueza muscular com queda dos membros traseiros, hipertermia, tremores e vômitos. 

9 - BALAS E PIRULITOS: Possuem xilitol, uma substância tóxica para os gatos. Além disso, são produtos açucarados que podem sobrecarregar o fígado se ingeridos em excesso. 
 
Esses são alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados pelo seu gato, porque podem produzir graves complicações para a saúde. Na dúvida, consulte seu veterinário, converse com ele, para que você e sua família, junto com seu bichinho de estimação, tenham um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo.

 
(45) 3306-6501 / 9941-8681 / 9973-9606
Rua Carlos de Carvalho, 3330 | www.facebook.com/tranninveterinaria
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.