SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

15/09/2015
Só gatos... e daí?

 Por que atendimento exclusivo para gatos?
Muitas pessoas têm perguntado a razão pela qual optamos trabalhar exclusivamente com gatos.  É claro que a resposta óbvia é: amamos os gatos! Mas não é só isso.  Gato não é cachorro, e muitas pessoas não conseguem compreender isso. Gato é territorialista, curioso e caçador. Ao sair de seu habitat ele automaticamente entra em estado de alerta e de defesa, quando chega ao consultório ou ao banho e tosa ele fica atento a todos os sinais, odores, sons e movimentos.
O banho para o gato é estressante, mesmo para aqueles que são acostumados desde bebês, e isso é fato consumado. A diferença é que em um pet comum todo o alvoroço causado pelo movimento e barulho (e aqui entram os latidos de cachorro também) faz com que o gato fique literalmente atordoado. Na realidade, a maioria dos gatos tolera muito mais a presença de um cachorro ao seu lado do que outro gato. Mas um ou mais cachorros latindo quase que sem parar por uma ou algumas horas, não tem gato que aguente. E se você sabe um pouco de comportamento felino é fácil compreender isso, ele, como caçador e defensor do seu território, ficará totalmente perdido em meio a tanta informação, incapaz de calcular qualquer atitude de defesa, o que faz com que muitas vezes se torne agressivo devido ao estresse.
Existem várias vantagens para os proprietários de gatos que escolhem um local que cuida apenas de felinos. E essas vantagens nos motivaram pela escolha desse ramo exclusivo. Assim, conseguimos focar unicamente em um animal pelo qual nos apaixonamos, além de propiciar ao cliente uma atenção única. É uma deliciosa roda viva de opção do mercado de trabalho, conjugada à graça de cuidar de gatos.
 
Se o banho é estressante, então por que dar banho em gato?
Porque dia após dia os gatos estão cada vez mais no interior de nossas casas, subindo nos móveis, sofás, camas e se afofando carinhosamente em nosso colo. Assim como o cachorro, gato também se suja, também precisa de uma hidratação de vez em quando, e não vale acreditar que o “banho de gato” que ele próprio faz consegue dar conta do recado. Além disso, como trabalhamos apenas com gatos, podemos oferecer serviços como a técnica de remoção de subpelos que substitui a famigerada tosa na máquina, que ainda é muito utilizada quando começam as trocas (quedas) de pelo.
E não é só a parte estética que nos preocupa, se você costuma dar banhos frequentes no seu gato, é muito mais fácil prevenir problemas de pele, ouvido e até mesmo de comportamento, detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos na sua rotina, mas para nós, que lidamos o tempo todo com gatos, será claramente perceptível.
 
Mito ou verdade: os proprietários de gatos são mais exigentes?
O gato tem uma relação toda especial com seu dono. Apenas quem tem gato entende a real dimensão do que afirmamos. O gato gosta de seu ambiente, ele não gosta de sair de casa e ser levado para um local diferente, afinal, ele não gosta de ser misturado a cães ou a outros animais enquanto aguarda a consulta veterinária. Assim, consideramos acertado afirmar que os proprietários de gatos são mais exigentes. Um ambiente exclusivo tem minimizado o problema da ansiedade dos felinos, bem como propicia tranquilidade aos seus proprietários.
 
Existe diferença entre um profissional que se dedica apenas ao atendimento de felinos e outros profissionais da saúde animal?
É evidente que existem profissionais experientes na medicina veterinária, que conseguem atender bem a muitas espécies animais, porém, assim como na medicina humana, cujas especialidades decorreram das exigências do mercado, as dos próprios proprietários têm favorecido uma tendência de fixação de alguns profissionais no atendimento de apenas algumas espécies. O conhecimento específico na saúde dos gatos permite um diagnóstico precoce e, mais do que isso, ajuda a prevenir algumas doenças próprias dos felinos que por instinto, muitas vezes tendem a esconder que estão doentes. Além disso, as doenças mais comuns do gato não são as mesmas dos cães. Portanto, para atender um gato você precisa entendê-lo. 

O Consultório Só Gatos, da Médica Veterinária Karin Trannin e a Estética felina Gato Mania, da Bióloga Cassie Cristina, se uniram e oferecem o que há de melhor no atendimento para o seu gato, não sendo o único estabelecimento, porém o primeiro exclusivo para gatos em Cascavel - PR.

Atendimento Long Day para consultas de 2ª a 6ª feira até às 20h, com hora marcada.

Consultório - (45) 3306-6501 / 9973-9606
Rua Carlos de Carvalho, 3330 | www.facebook.com/tranninveterinaria
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.