SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

15/07/2015
Atlas de Eletrocardiografia

 Uma em cada 500 pessoas no mundo é atingida por uma doença cardíaca genética denominada cardiomiopatia hipertrófica, geralmente assintomática, que é a maior causa de morte súbita em jovens, incluindo atletas competitivos. Nesta cardiopatia - que dificulta a saída de sangue do coração - o eletrocardiograma (ECG) é anormal em 95% dos casos, podendo ser, às vezes, a única manifestação desta doença. Igualmente silenciosa, a síndrome de Brugada, que também é diagnosticada pelo ECG, é responsável por 20% das mortes cardíacas súbitas em adultos jovens e está presente em cinco de cada dez mil habitantes no planeta, de acordo com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira.
Com o objetivo de reforçar a importância de exames cardíacos preventivos, capazes de detectar problemas como esses, que muitas vezes não se manifestam e, pode levar à morte, a Elsevier lançou, durante o 36º Congresso da Socesp, no dia 5 de junho, no estande da Bibliomed, o Atlas de Eletrocardiografia. 
Considerado o exame mais utilizado em todo o mundo para o diagnóstico de cardiopatias, a eletrocardiografia (ECG) identifica, direta ou indiretamente, várias doenças cardíacas - principais causas de morbimortalidades hoje nos países industrializados – e também não cardíacas, graças às novas tecnologias que tornam os diagnósticos cada vez mais acurados.
“Apesar da grande sofisticação de novas e variadas técnicas de imagem, a realização de um simples eletrocardiograma pode salvar vidas através do diagnóstico de inúmeras condições clínicas potencialmente fatais como a cardiomiopatia hipertrófica. Além disto, o ECG é um método indispensável para o diagnóstico, prognóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio e das arritmias cardíacas, considerado nesses casos um exame padrão-ouro”, enfatiza o autor, Dr. Bernardo Sukienik, chefe do Serviço de Eletrocardiografia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Apoiado em sólidos fundamentos teóricos, o livro ensina e aperfeiçoa a prática do ECG no exercício da clínica, e responde aos questionamentos relevantes e usuais na prática diária. É um importante instrumento para médicos iniciantes, estudantes de medicina, enfermeiros e paramédicos envolvidos nos cuidados cardiológicos de pacientes.  Com quatro décadas da experiência como docente, Dr. Sukienik  uniu às imagens do atlas, textos explicativos das situações cardiológicas mais frequentes para “estimular o raciocínio ao invés da memorização”, explica.
 
Categoria:
Clinical Solutions - Cardiologia
Formato: Impresso - 17x24 cm
Páginas: 272
Preço: R$ 145,00
 
 
Bernardo Sukienik é chefe do Serviço de Eletrocardiografia do Hospital Universitário da PUCRS
Cadastre-se para ler e baixar trechos do livro: 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.