SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

15/07/2015
João Cezar Meassi: A experiência como paciente

 Após passar por um transplante de fígado, o odontologista João Cezar Meassi conta a sua experiência de superação e sua visão sobre a saúde brasileira
Superar uma grave doença pode mudar a vida da maioria das pessoas. Viver a vida de forma plena se torna uma das prioridades, ainda mais quando um profissional de saúde, acostumado a lidar com pacientes diariamente, se vê do outro lado da mesa de um consultório. Isso foi o que ocorreu com o cirurgião dentista de Cascavel, João Cezar Meassi. Formado em 1984, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o odontologista esteve entre a vida e a morte no último ano. Após começar a sentir fortes dores na região abdominal e procurar por atendimento, ele descobriu que estava com um grave problema no fígado, o que comprometia o funcionamento do órgão. Deu inicio a vários tratamentos com medicamentos convencionais, porém a única alternativa para sobreviver era conseguir o transplante de fígado.
 
“ Eu fazia os meus check-ups com frequência e estava com minha saúde em dia. Até que apareceu uma patologia de fígado, que tentei tratar aqui em Cascavel, mas chegou um momento que a única solução era o transplante. Começamos a procurar indicações e acabei indo para Blumenau-SC, lá tem um grande centro de referência em transplantes. Graças a Deus, em 30 dias, consegui uma doadora 100% compatível e pude fazer o transplante total de fígado”, conta Meassi.
 
 
Mesmo após o transplante, o processo de recuperação não parou por aí. Durante a internação, Meassi acabou sofrendo uma infecção hospitalar, que agravou o caso. “Fiz a cirurgia para o transplante, que ocorreu tudo bem, e uma segunda corretiva, na qual acabei contraindo duas super bactérias. Estive entre a vida e a morte, fui totalmente desenganado pelos médicos. Depois de muita luta, graças a Deus, a uma rede de orações e às medicações, eu sobrevivi”, afirma.
Completando 30 anos de experiência em Odontologia e 10 anos de Tratamento de Distúrbios do Sono, o especialista renovou suas forças e voltou para sua rotina de trabalho. “Após um ano como paciente, digo que devemos ter Deus acima de tudo. Minha experiência provou que temos que ter fé, crer, pra que Ele te proporcione a cura”, destaca Meassi. Especialista e mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial, Meassi é idealizador de um aparelho intrabucal para tratamentos de distúrbios ligados ao sono e a respiração, que trata problemas como ronco, apneia e bruxismo, doenças que causam desgaste físico e prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas. Por ter uma visão humanizada de seus pacientes e oferecer tratamento de qualidade e multidisciplinar, ele espera o mesmo do tratamento de todas as doenças.

"Deus coloca homens que podem nos ajudar tratar ou curar. As pessoas que trabalham com saúde, não podem ter uma visão mercantilizada, ver o paciente apenas como um possível ganho. Quem está doente, está fragilizado, precisa de apoio, ajuda! Contudo, o que ele encontra? Muitas vezes, burocracia, falta de leitos, falta de medicamentos, profissionais despreparados ou ríspidos. Falta humanização na saúde brasileira. A maior conquista de um profissional é deitar no travesseiro e ter a consciência limpa de que fez o seu melhor.
É assim que tento sempre atender meus pacientes com humanidade. Vejo pessoas que precisam do meu trabalho. É uma honra poder dizer que consigo ser um bom ser humano, e por meio de uma experiência divina fui presenteado com um milagre”, conclui o cirurgião-dentista."
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.