SAÚDE NEWS

Matérias

Conteúdo

15/05/2015
Alimento Úmido X Alimento Seco

 Ração úmida para gatos não é apenas um petisco a ser oferecida de vez em quando, como boa parte dos proprietários pensa. Hoje, os alimentos umedecidos são muito importantes na complementação da dieta dos gatos. 
Os gatos tomam pouca água, assim, oferecer alimento úmido favorece muito à complementação de sua necessidade hídrica diária. Mas, alguns podem se perguntar a razão pela qual o gato toma pouca água. É que os gatos domésticos descendem do gato selvagem que vivia no deserto e, em seu habitat natural, eles obtinham água da caça, além de proteínas, carboidratos e as demais substâncias necessárias para sua sobrevivência. Os gatos domésticos sofreram interferência humana em seu comportamento, através da domesticação e da mudança de seus hábitos alimentares, por exemplo, o uso da ração seca, o que fez surgir distorções que precisam ser corrigidas. Reconhecidamente os gatos estão ficando mais obesos, sedentários e tendo mais problemas de saúde.
Muita gente desconhece que os alimentos em sachê, ou alimentos úmidos, podem significar até 80% da necessidade de água do gato por dia, além de suprir suas outras necessidades nutricionais. Além disso, é importante lembrar, que por conter maior quantidade de água, esses alimentos contribuem menos para a obesidade, melhorando a qualidade de vida do animal. 
Muitos donos nos perguntam se é possível oferecer apenas alimentos úmidos, considerando a prevenção das doenças do trato urinário. Isso é possível, no entanto, os alimentos úmidos precisam ser oferecidos em maior quantidade do que os alimentos secos (ração), porque a água dilui os nutrientes ali presentes. 
Neste caso, o maior problema está relacionado ao custo da dieta, pois os alimentos úmidos, geralmente vendidos em pequenas quantidades, costumam encarecer as despesas com o animal.
Na edição anterior da Revista Saúde News, fizemos uma abordagem sobre doenças do trato urinário em felinos. Complementando aquela discussão, vale recordar que os animais com dietas secas têm maior propensão à obesidade e às doenças do trato urinário, portanto, a alimentação úmida aumenta a quantidade de água disponível, dilui a urina e previne problemas urinários.
Todo proprietário de gato deve ter conhecimento de que a água é muito importante na saúde do trato urinário do seu animal, por isso, deve incentivá-lo a ingerir água desde filhote, em especial através da ingestão de uma dieta úmida, para que o hábito se mantenha em sua vida adulta. Além disso, deve disponibilizar vários potes com água e evitar que adquira o hábito de tomar água na torneira, pois, quando o proprietário estiver ausente, o animal poderá ficar privado desse importante elemento em sua dieta. 
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.